Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
No primeiro saldo das eleições municipais, quem saiu na frente foram os candidatos que representam a continuidade (nas 26 capitais brasileiras, dez prefeitos já foram reeleitos) e que defendem partidos posicionados à direita ? PSD (888), MDB (863) e PP (752) são as legendas que fizeram mais prefeituras. ?Na ponta do lápis, a eleição mostra um Brasil conservador?, resume Jairo Nicolau, cientista político e professor da Escola de Ciências Sociais da FGV-RJ. O PL, partido de Jair Bolsonaro, não atingiu a meta de fazer mais de mil prefeitos, mas registrou votação expressiva e tem garantidos pelo menos 523. ?É uma eleição que mostra a força de Bolsonaro?, afirma Malu Gaspar, colunista do jornal o Globo e comentarista da rádio CBN. Jairo e Malu são os convidados de Natuza Nery neste episódio especial, gravado na madrugada da segunda-feira, que analisa os resultados das principais cidades brasileiras e projeta o que pode acontecer nas 15 capitais onde haverá 2º turno ? caso de São Paulo, onde Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) sintetizam uma disputa nacional no próximo dia 27.
O que você precisa saber:
- MAPA: O resultado em todas as cidades do Brasil
- 11 capitais já elegeram seus prefeitos, e outras 15 terão 2° turno
- 1º turno: PSD e MDB são os partidos com mais prefeitos eleitos
- PL estará em 23 das 51 disputas de 2° turno
- Nunes e Boulos vão para o 2° turno em eleição apertada em SP
- Paes é reeleito e terá 4° mandato com prefeito no Rio
- Veja os famosos que se deram bem e os que se deram mal
- CAMAROTTI: Resultados mostram força da máquina pública
- OCTAVIO GUEDES: Bolsonaro sofre derrota em seu reduto
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Fonte G1 Brasília