O Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística iniciaram nesta segunda-feira (7) a construção da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil. O começo das obras foi marcado por uma cerimônia realizada no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, com a presença do governador Mauro Mendes (União), do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e demais autoridades do Estado.
A Ferrovia Autorizada terá 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. A obra deve gerar cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos em Mato Grosso.
Para o governador, essa é uma empreitada que altera a matriz logística do Estado, trazendo um grande impacto positivo não apenas para o agronegócio, mas também para o dia-a-dia das pessoas.o inovadora do Governo de MT, ferrovia não seria possível
“A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou Mauro.
Conforme o chefe do Executivo, o contrato será cumprido rigorosamente e ‘em oito anos, todo o traçado da nova ferrovia será entregue’.
Os trilhos vão conectar a capital mato-grossense e o Nortão até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos. A ferrovia será importante para o transporte da safra de Mato Grosso, além do transporte de insumos e outras mercadorias. De acordo com dados apresentados pela Rumo, a 1ª Ferrovia Estadual vai aumentar em quatro vezes a malha ferroviária do Estado.
Fonte: Isso É Notícia