REDES SOCIAIS

17°C

STF blinda Moraes e vê via financeira como ideal para frear Musk

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Integrantes do Supremo Tribunal Federal fazem um diagnóstico muito claro do cenário que emoldura o ataque de Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), ao ministro Alexandre de Moraes, inclusive com mentiras sobre as eleições de 2022.

Debruçados em estudos sobre o uso das redes sociais para a deterioração de democracias ao redor do mundo há cinco anos, ministros do STF veem uma nova fase dessa empreitada em teste no Brasil.

Na avaliação de um integrante do tribunal, há um processo global de ataque às Supremas Cortes, porque em última medida são elas os muros de contenção de potenciais autocratas.

“Pelo que percebo, Alexandre tem, se não todo, o apoio de quase a totalidade da Corte, porque o que vemos está dentro de um contexto de um ecossistema de desinformação que se desenvolve nas redes, em especial no Twitter (X)”, disse.

Para este ministro, são dois os caminhos possíveis neste momento. “O primeiro é seguir bloqueando os perfis que reiteradamente usam da rede para cometimento de crime. O segundo é a via financeira. De tudo o que sei, é que empresário, mesmo os mais excêntricos, não gostam de perder dinheiro.”

O ministro ainda lembra que os casos concretos estão postos e que, se o Congresso se omite, não há outro caminho ao Judiciário se não o de julgar.

“As supremas cortes no mundo inteiro estão sendo demonizadas pela extrema direita. Se o Congresso não edita uma lei, não resta outra situação ao Supremo a não ser dar solução aos casos concretos”, conclui.

LEIA TAMBÉM:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS