REDES SOCIAIS

29°C

Operação cumpre 37 mandados de prisão contra quadrilha por golpe da falsa central telefônica

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Policiais civis de cinco estados cumprem nesta quinta-feira (21) mandados contra suspeitos de integrar uma quadrilha que aplica o chamado “golpe da falsa central telefônica”.

De acordo com a investigação, os suspeitos telefonavam para as vítimas e se passavam por funcionários de instituições financeiras para obter informações bancárias e senhas. A partir daí, conseguiam fazer transferências das contas dessas pessoas.

Estão sendo cumpridos 37 mandados de prisão temporária e outros 55 de busca e apreesão nos estados de São Paulo, Piauí, Pernambuco, Pará e Ceará. Foram bloqueadas 438 contas bancárias que, segundo as investigações, estavam envolvidas no esquema.

Somados, os valores identificados nessas contas chegam a R$ 500 mil.

“Após ludibriar as vítimas, [os criminosos] as induziam a acessar sites clonados que possuíam exatamente o mesmo layout das páginas oficiais dos bancos”, informou a Polícia Civil do Distrito Federal.

Os alvos são suspeitos de cometer crimes de estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 21 anos de prisão.

A operação está sendo coordenada pela Polícia Civil de Goiás e conta com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e da Diretoria de Operações Integradas (Diop), ligados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS