REDES SOCIAIS

25°C

Para evitar constrangimentos, Lula deve poupar Marina e Guajajara de votar nas eleições do Congresso

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai exonerar, a pedido, todos os ministros com mandatos na Câmara dos Deputados e no Senado para que eles possam participar da eleição para as mesas das duas casas no próximo sábado (1).

Apenas as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) não serão exoneradas de suas pastas.

A exoneração temporária é uma prática corriqueira para que os ministros participem de votações importantes no Congresso.

O Palácio do Planalto fechou apoio ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) e ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) nas disputas. Após as eleições, os ministros irão retomar seus postos.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Segundo fontes no Palácio do Planalto, a decisão de não exonerar as duas ministras foi acordada com Lula. O presidente queria evitar as manchetes dizendo que algum ministro seu votou contra a orientação do governo.

Sônia é filiada ao PSOL. Marina, à Rede. O PSOL tem um candidato próprio, o deputado Pastor Henrique Vieira (RJ). Já a Rede, que tem um único deputado na Casa ? Tulio Gadelha (PE) ? apoia Motta.

O problema é que PSOL e Rede formam uma federação. Caso Marina votasse em Motta, isso poderia gerar um constrangimento entre as duas siglas que estão federadas.

A decisão de Lula é um gesto para demonstrar que o governo está fechado com os dois candidatos e que quer ter uma boa relação com eles no próximo biênio, caso se confirme as eleições de ambos.

Alcolumbre e Motta obtiveram apoio da maioria dos partidos e devem ser eleitos com margem folgada.

Veja os ministros que serão exonerados:

No Senado:

  • Camilo Santana (PT-CE) – Educação
  • Carlos Fávaro (PSD-MT) – Agricultura
  • Renan Filho (MDB-AL) – Transportes
  • Wellington Dias (PT-PI) – Desenvolvimento Social

Na Câmara

  • Alexandre Padilha (PT-SP) – Relações Institucionais
  • André Fufuca (PP-MA) – Esportes
  • Celso Sabino (União-PA) – Turismo
  • Juscelino Filho (União-MA) – Comunicações
  • Luiz Marinho (PT-SP) – Trabalho
  • Paulo Teixeira (PT-SP) – Desenvolvimento Agrário
  • Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) – Portos e Aeroportos

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS