REDES SOCIAIS

26°C

Para jornalista, ex-chanceler tem mais influência sobre Lula nas relações exteriores que o atual

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Em entrevista ao Estúdio i nesta quarta-feira (31), a jornalista Delis Ortiz opinou que os ouvidos de Lula parecem estar mais abertos a Celso Amorim ? ex-ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial para assuntos internacionais da Presidência ? do que ao atual chanceler, Mauro Vieira.

“Emocionalmente, fisicamente, politicamente [quem tem mais influência sobre Lula] é Celso Amorim, que está praticamente dentro do gabinete, já foi ministro das Relações Exteriores, ministro da Defesa, é amigo pessoal de Lula”, diz Ortiz.

Para Delis, Amorim é “da mesma linha” de Marco Aurélio Garcia, que ocupou o mesmo cargo de Amorim em governos anteriores de Lula. Garcia, já falecido, costumava fazer comentários favoráveis à Venezuela e atuou ativamente na formulação da política externa do governo Lula, em especial na aproximação do Brasil com o país de Hugo Chávez.

“Tanto que foi ele citado por Lula durante o discurso de na abertura desse encontro [entre países da América do Sul], fazendo uma homenagem à memória do Marco Aurélio Garcia”, fala.

Chama a atenção o fato de que, atualmente, a influência exercida por Amorim sobre o Itamaraty é semelhante àquela de Garcia quando o próprio Amorim quando ministro das Relações Exteriores. No primeiro governo Lula, o influenciador externo ao Itamaraty era Garcia; hoje, é Amorim.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS