@media only screen and (max-width: 767px) {
.img-wrapper {
margin-bottom: 5px;
}
.content-title {
margin-bottom: 10px;
}
}
A pesquisa divulgada pelo Instituto Percent na última terça-feira (6), mostrou que a influência do governador Mauro Mendes (União Brasil) e do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), na decisão dos votos pode chegar a 48% dos eleitores. Conforme o levantamento, 28,5% poderiam votar no candidato escolhido pelo governador e 19,5% no candidato apoiado pelo prefeito.
O estudo foi feito com base na seguinte pergunta: “Se o governador Mauro Mendes apoiar o candidato Fábio Gárcia você?”, em seguida disponibilizou quatro opções: votaria nele com certeza, poderia votar, não votaria de jeito nenhum, não sabe”.
Conforme o levantamento, 36,2% dos cuiabanos não votariam em Fábio, 28,5% respondeu que poderiam votar, enquanto 24,6% não souberam dizer, e 10,8%, “votaria com certeza”.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados: “Se o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro apoiar Eduardo Botelho (União Brasil), você”? junto as mesmas opções.
De acordo com os dados, 42,6% dos cuiabanos revelaram que “não votariam de jeito nenhum” no deputado estadual. 20,4% não souberam dizer e 19,5% poderia votar, enquanto 17,5% disseram que votariam com certeza no chefe do Legislativo.
O estudo ainda testou a popularidade do presidente do Brasil, Lula (PT), e o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), no eleitorado da Capital.
Dessa vez, os dados revelaram que 42,9% dos cuiabanos disseram que não votariam no deputado estadual Lúdio Cabral (PT), se o presidente Lula apoiar. Por outro lado, 19,4% afiram que “poderiam votar” e que não “sabia dizer”, enquanto 18,3% votariam com o líder do país “com certeza”.
Já referente ao presidente Bolsonaro, 45,8% dos moradores da capital disseram que votariam em Abílio Brunini caso o ex-mandante declarasse apoio a ele nas eleições. Outros 23% disseram que votariam “com certeza” no candidato de Bolsonaro. 18,3% não souberam responder e 12,9% poderia votar em Abílio, caso o ex-presidente o apoie.
METODOLOGIA
A coleta foi realizada entre os dias 1 a 4 de fevereiro de 2024. Foram ouvidas 1.200 pessoas de forma presencial na zona rural e urbana de Cuiabá. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. O registro da pesquisa está sob nº 06359/2024 MT – Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: Isso É Notícia