REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

PF faz buscas em Hortolândia na 4ª fase da operação contra participantes de atos golpistas em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Polícia Federal (PF) esteve em um imóvel na cidade de Hortolândia (SP) na manhã desta sexta-feira (3) para cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pelo Supremo Tribunal. A ação integra a 4ª fase da Operação Lesa Pátria, contra crimes, participantes e financiadores do ataque em Brasília (DF) em 8 de janeiro.

Agentes realizaram apreensão de objetos, ainda não detalhados. A operação também acontece em Bebedouro (SP), no estado de São Paulo, e em Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Distrito Federal.

Ao todo, três mandados de prisão preventiva e 14 de busca estão sendo cumpridos desde as primeiras horas da manhã nos seis estados.

Na data do ataque, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.”, explicou a PF.

LEIA MAIS

Desde o início das investigações, um email foi criado pela Polícia Federal para colher informações e denúncias a respeito do ataque, como identificação de pessoas que participaram das destruições no local e também de patrocinadores dos atos. O contato deve ser feito pelo endereço denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Entre os desdobramentos, terroristas foram presos, foi decretada intervenção federal no Distrito Federal, afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a identificação de militares envolvidos nos atos e a prisão do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro.

VÍDEOS: confira outros destaques da região

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS