REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Presidente da Caixa diz não ter conversado sobre saída do banco, mas que cargos são de Lula

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram um coro, durante evento no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (13), em defesa da permanência de Rita Serrano na presidência da Caixa Econômica Federal.

A manifestação ocorrem em meio a articulações do governo com partidos do Centrão, em especial o PP, que reivindica o comando do banco público em troca de apoio ao Palácio do Planalto no Congresso.

Segundo o colunista do g1 Valdo Cruz, para atrair políticos do Centrão, integrantes do governo teriam garantido a presidência da Caixa ao PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e sigla que é chefiada pelo senador Ciro Nogueira (PI), ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro.

A manifestação a favor de Rita Serrano no Palácio do Planalto se deu durante cerimônia de sanção da lei que retoma o Minha Casa, Minha Vida. O programa habitacional, que na gestão Bolsonaro foi rebatizado de Casa Verde Amarela, tem a Caixa como principal operadora.

A presidente da Caixa chegou ao evento, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, junto com Lula, a primeira-dama Janja Silva, ministros e parlamentares. Ela ficou sentada no palco com as demais autoridades.

Rita foi aplaudida pelos presentes quando teve o nome anunciado pelo cerimonial. Ela foi saudada aos gritos de ‘fica, fica, fica’. Parte do público utilizava camisetas e bonés da Caixa.

Em discurso, a representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Bartira Costa, também pediu a permanência de Rita no cargo. Ela puxou o coro com o público de “Rita fica”, “Rita Fica”.

Na mesma linha, Jéssica Brito, representante do Movimento Camponês Popular, afirmou: “Reafirmamos que a nossa presidenta é você, Rita Serrano”.

“Só é possível avançar nas conquistas dos direitos sociais da classe trabalhadora quando temos um governo comprometido com o projeto democrático. Pelo direito a moradia no campo e por uma Caixa pública, democrática, Rita Serrano fica”, completou Jéssica.

Rita defende sua gestão

Rita discursou na cerimônia, no Palácio do Planalto, e defendeu os primeiros seis meses de sua gestão à frente do banco, atendendo as demandas do governo federal.

“Encontramos o banco desmantelado, preparado para privatizar suas principais operações e uma política de medo e assédio colocada dentro do banco como no país, com atraso tecnológico, muito distante das demandas das cidades e estados, burocratizado”, disse.

Rita afirmou que os funcionários do banco presentes na cerimônia vão trabalhar nas operações do Minha Casa, Minha Vida. “A Caixa está preparada para atender o Minha Casa, Minha Vida”, declarou.

O ministro da Cidades, Jader Filho, agradeceu, em discurso, o trabalho de Rita no Minha Casa, Minha Vida. O programa habitacional é coordenado pela pasta das Cidades.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS