REDES SOCIAIS

40°C

PTB formaliza registro de Padre Kelmon como candidato substituto de Roberto Jefferson à Presidência

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) formalizou neste sábado (3) o pedido de registro da candidatura de Padre Kelmon à Presidência da República.

Os documentos foram protocolados dois dias após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter cassado registro de candidatura à presidência de Roberto Jefferson. O ministro Carlos Horbach é o relator do pedido.

Padre Kelmon já era o vice na chapa do PTB para a disputa da vaga à Presidência da República. Com a mudança, o partido anunciou que o pastor Luiz Cláudio Gamonal será o candidato a vice-presidente pela chapa. O anúncio das mudanças ocorreu no mesmo dia da impugnação da candidatura de Jefferson.

De acordo com a divulgação do partido, Padre Kelmon é baiano de Acajutiba, tem 45 anos, ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador e lidera atualmente o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla).


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Troca de candidatos

Após ter a candidatura cassada por unanimidade, o TSE permitiu que o PTB apresentasse um novo candidato no prazo de até 10 dias ? ou seja, até 11 de setembro.

O Ministério Público Eleitoral contestou a candidatura no dia 18 de agosto. Segundo o MP, o político está inelegível até dezembro de 2023 por ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012, no julgamento do mensalão.

A pena de Roberto Jefferson foi perdoada em 2016, mas o Ministério Público defendeu que isso não afeta os “efeitos secundários” da condenação ? ou seja, que o perdão não restaurou a possibilidade de o político se candidatar.

O relator do pedido, ministro Carlos Horbach, afirmou que o indulto concedido não barra os efeitos da inelegibilidade de Jefferson. ?O indulto tem por escopo extinguir os efeitos primários da condenação, persistindo os efeitos secundários?, afirmou.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS