REDES SOCIAIS

23°C

‘Putin começou pela Ucrânia, mas obviamente tem planos maiores’, diz presidente da Lituânia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se reuniram nesta segunda-feira (30) com a presença de alguns convidados como representantes da Ucrânia, Finlândia e Suécia.

Entre eles, o presidente da Lituânia (país membro da organização), Gitanas Nauseda, se pronunciou contra a invasão russa:

“Putin começou com a Ucrânia, mas, obviamente, ele tem planos maiores. Como destruir toda a arquitetura de segurança euro-atlântica”, disse ele.

Nauseda ainda afirmou que a Ucrânia deve se sentir parte da família europeia e euro-atlântica.

“Em primeiro lugar, devemos perceber que a ameaça russa não desaparecerá nos próximos anos. Portanto, devemos nomear claramente a Rússia como uma ameaça chave e de longo prazo para toda a área euro-atlântica”, concluiu Nauseda.

Durante essa assembleia da Otan, outras representantes também expressaram suas posições diante da situação.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que o apoio da Otan à Ucrânia é inquebrável.

Envolvidos em uma disputa de influência, Suécia e Finlândia enviaram membros do parlamento para os representar e indicar o interesse das duas nações em fazer parte da Otan.

“Não tomamos a decisão de solicitar a adesão leve, pois o não-alinhamento militar nos serviu bem durante as últimas décadas. Esta decisão é baseada em um processo democrático e uma análise abrangente das mudanças em nosso ambiente de segurança”, disse Matti Vanhamen, parlamentar finlandês.

Já seu país vizinho, a Suécia, também se posicionou usando como base a aprovação interna para o pedido de aplicação à Otan.

“O pedido tem um apoio muito forte no parlamento sueco, quase 80% dos membros são a favor. A grande maioria avaliou um pedido de adesão como uma medida necessária à luz da brutal invasão da Ucrânia pela Rússia“, explicou Andreas Norlen.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS