REDES SOCIAIS

33°C

Quem é Rita de Oliveira, defensora pública nomeada por Silvio Almeida como ‘número 2’ do Ministério dos Direitos Humanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, de Silvio Almeida, é a defensora pública da União, Rita Cristina de Oliveira. Ela é do Paraná.

O cargo, que fica abaixo apenas do ministro, é o segundo mais importante da pasta. O ministério é responsável por políticas para minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade.

No anúncio do nome de Rita, o ministro ressaltou que a defensora pública tem importante destaque nos direitos humanos “por sua ampla e sofisticada visão acerca do papel das políticas públicas na promoção da cidadania”.

Entre os trabalhos de Rita, esteve a participação recente da defensora no grupo de juristas que fez estudos para tornar a injúria racial uma modalidade do crime racismo, que é inafiançável. O projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2022.

“Darei o meu melhor nesse desafio, na certeza de que me apresento a ele com meus ancestrais e parceiros/as de muitas batalhas”, afirmou Rita nas redes sociais.

A nomeação de Rita no Diário Oficial da União ocorreu no domingo (1º), em edição extra. Além de defensora pública federal, Rita coordena o Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União.

“Sinto uma enorme satisfação de ter nesta posição uma mulher negra que reúne, com sobras, todas as condições técnicas e políticas necessárias para conduzir os projetos do ministério”, disse o ministro Silvio Almeida ao anunciar o nome de Rita.

Leia também:

Currículo

Rita Cristina de Oliveira é natural do Rio de Janeiro. Ela se mudou para Curitiba em 2016.

Especialista em Direito Público, é mestranda em Direitos Humanos e Democracia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). No estado, é defensora regional de Direitos Humanos. Além disso, tem vasta experiência em Relações Raciais.

Em 2021, Rita integrou a Comissão de Juristas Negros e Negras instituída pela Câmara dos Deputados, quando apresentou um relatório contendo diversos projetos de reforma legislativa visando o combate ao Racismo Institucional.

Gestão de Silvio Almeida

O advogado Silvio Almeida assumiu o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania nesta terça-feira (3).

O termo de posse no cargo havia sido assinado no último domingo (1º), em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Nesta terça, o ministro participou de solenidade na sede da pasta, em Brasília (DF).

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS