O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi questionado por jornalistas neste sábado (1º) sobre a opinião dele a respeito da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lula afirmou que o caso é um problema da Justiça e que não diz respeito ao governo nem afeta a tranquilidade do Palácio do Planalto.
O TSE condenou Bolsonaro por 5 votos a 2 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, o ex-presidente ficou inelegível até 2030.
Lula foi questionado sobre o tema ao sair de uma visita que fez para a seleção feminina de futebol, que se prepara para um amistoso em Brasília antes de embarcar para a Copa do Mundo na Oceania.
“Isso é um problema da Justiça. Não é um problema meu, sabe? Ele sabe o que ele fez. Se ele acertou, ele será recompensado. Se ele errou, ele será julgado e será punido de acordo com o erro que ele cometeu”, afirmou Lula.
“Isso é um problema da Justiça que não mexe com a tranquilidade do governo”, completou.
A defesa de Bolsonaro ainda pode recorrer da decisão ao próprio TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e já indicou que deve tomar essa iniciativa.
Com Bolsonaro inelegível, o campo político oposição precisará definir quem vai enfrentar o candidato do governo em 2026, que poderá ser o próprio Lula.
Fonte G1 Brasília