A crise no PSDB já ameaça a federação partidária com o Cidadania e pode levar o partido a abandonar as negociações com o MDB, apurou o blog nesta segunda-feira (16).
A federação partidária consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só. Nesse instituto, as siglas são obrigadas a se manterem unidas por pelo menos quatro anos e devem apoiar os mesmos candidatos em nível nacional, estadual e municipal.
Em maio, o PSDB e o Cidadania protocolaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro da federação.
A pauta que vai estar na mesa na reunião ampliada da executiva nacional do PSDB ? comando do partido e bancadas na Câmara dos Deputados e Senado ? na tarde desta terça-feira (17) será a chancela, ou não, do partido ao acordo com o MDB e Cidadania.
Também será discutido se o apelo enviado no sábado (14) pelo pré-candidato do partido à presidência, João Doria, irá fazer com que se abandone a busca de uma união entre as legendas, segundo fontes do partido ouvidas pelo blog.
Neste sábado (14), Doria enviou uma carta ao presidente do partido, Bruno Araújo, em que subiu o tom e cobrou respeito ao resultado da eleição interna da legenda que o definiu como pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto.
Após receber o documento, Araújo agendou uma reunião da Comissão Executiva Nacional do partido para as 16h desta terça-feira (17), em Brasília.
Nesta segunda (16), o presidente do Cidadania, Roberto Freire, postou em uma rede social uma resposta endereçada ao ex-presidente FHC, que defendeu Doria como candidato escolhido em prévias do PSDB.
Freire disse que Doria é o candidato do PSDB, mas “poderá ou não” ser o candidato “da unidade”.
A federação entre os dois partidos está em fase final de formação. O presidente será o atual dirigente do PSDB, Bruno Araújo, e o vice será Freire. Na prática, dois nomes que não querem Doria como candidato.
Nesta quarta-feira (18) está prevista a apresentação das pesquisas realizadas pelo PSDB para avaliar qual candidato mais competitivo.
Fontes ouvidas pelo blog afirmam que o resultado não é positivo para Doria.
VÍDEOS: notícias sobre política
Fonte G1 Brasília