A Rússia atacou a Ucrânia com uma série de mísseis e drones, matando uma pessoa na região de Kiev, informou o Serviço de Emergência da Ucrânia neste domingo (22).
Outras oito pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas dos escombros de prédios destruídos, segundo as autoridades.
O ataque causou danos e incêndios em cinco distritos nos arredores de Kiev. Segundo as autoridades, a infra-estrutura energética do país foi fortemente atingido, causando blecautes por todo o país num momento de frio intenso no fim do inverno europeu.
O conflito entre Rússia e Ucrânia completará 4 anos na próxima terça-feira (24).
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-49k0m .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Na vila de Putrivka, no distrito de Fastiv, equipes de resgate trabalharam para salvar pessoas soterradas sob os escombros.
Durante os quatro anos desde que a Rússia lançou uma guerra total contra seu vizinho, e apesar de um novo esforço no último ano nas negociações de paz lideradas pelos EUA, civis ucranianos têm sofrido constantes ataques aéreos.
A Rússia também intensificou os ataques contra a rede elétrica do país, deixando civis ucranianos sem eletricidade e aquecimento em meio às duras condições do inverno.
A Força Aérea da Ucrânia informou no domingo que o bombardeio aéreo russo durante a noite incluiu 297 drones e 50 mísseis de diversos tipos, dos quais 274 drones e 33 mísseis foram abatidos ou neutralizados. Dos restantes, 14 mísseis e 23 drones atingiram 14 locais diferentes, segundo a Força Aérea. Três mísseis não foram localizados.
Em outro incidente, uma explosão na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, matou uma pessoa e feriu 25, informou o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy em uma publicação no Telegram no domingo. Uma pessoa foi presa em relação ao incidente, que não tem ligação com o ataque aéreo russo à Ucrânia.
Enquanto isso, as defesas aéreas russas destruíram 86 drones ucranianos durante a noite, informou o Ministério da Defesa da Rússia neste domingo.
Um guarda de segurança ficou ferido e um tanque de combustível foi incendiado quando dois drones ucranianos atingiram um depósito de petróleo na cidade ucraniana de Luhansk, ocupada pela Rússia, disse o líder interino Leonid Pasechnik.
Fonte G1 Brasília