O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira (9) que a Casa pode avaliar se cria novas comissões para abrir espaço a partidos de oposição no comando de colegiados.
As comissões do Senado começaram a ser instaladas nesta semana, com as eleições dos presidentes. Até agora, a oposição não conseguiu emplacar o comando de nenhum colegiado.
Os presidentes eleitos nessas comissões são, majoritariamente, de partidos de centro e da base do governo Lula e que apoiaram a reeleição de Pacheco à presidência do Senado em fevereiro.
Na disputa, a oposição apoiou Rogério Marinho (PL-RN), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que saiu derrotado.
Sem o comando de comissões, os senadores da oposição passaram a defender nos bastidores que o Senado crie mais colegiados para contemplar parlamentares do bloco, formado por PL, PP, Novo e Republicanos.
Questionado sobre o assunto nesta quinta, Pacheco respondeu: “Há esta pretensão, mas, por ora, não decidimos isso ainda. Vamos fazer essa avaliação”.
A declaração foi dada após reunião com líderes partidários.
O presidente do Senado não detalhou quais e quantas seriam essas comissões. Ele também não informou se haveria custo adicional para os cofres públicos ou se os colegiados serão instituídos via desmembramento de outros e com remanejamento de cargos.
Fonte G1 Brasília