O senador Omar Aziz (PSD-AM) entregou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quinta-feira (30) seu relatório sobre a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.
No documento, o parlamentar afirmou que o procurador tem experiência e vasto currículo para continuar na chefia do Ministério Público Federal.
“A atuação apartidária e técnica do senhor Paulo Gonet é, aliás, evidenciada pela própria pacificação interna do Ministério Público. Desde sua posse como PGR, já não se verificam divergências ou dissensões radicais com relação à gestão que se iniciou e aos trabalhos realizados”, disse Aziz.
Omar Aziz também disse que Paulo Gonet teve atuação técnica em centenas de ações penais, “inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à democracia ocorrido no país”.
Paulo Gonet foi indicado para a PGR pela primeira vez em 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No período, ele apresentou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado.
Cada mandato à frente da PGR é de 2 anos. Por isso, em agosto deste ano, Lula assinou a recondução de Gonet para o cargo.
Indicações para a PGR e para o Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, precisam ser analisadas e votadas pelo Senado.
De acordo com Omar Aziz, na próxima quarta-feira (5), ele fará a leitura do relatório entregue nesta quinta. No dia 12 de novembro, a CCJ deve sabatinar o escolhido de Lula e votar a indicação.
No plenário do Senado, para uma indicação à PGR ser aprovada, são necessários pelo menos 41 votos favoráveis.
Fonte G1 Brasília
 
								 
								 
															