O Sinn Fein, ex-braço político do IRA, venceu as eleições da Irlanda do Norte pela primeira vez e tratou o ofeito como um “momento decisivo”. O partido é favorável à separação do Reino Unido e à unificação com a Irlanda.
Os resultados apontam que o Sinn Fein se tornou a maior bancada da Assembleia da Irlanda do Norte, com 27 assentos. Em seguida, está o Partido Unionista Democrático, pró-Reino Unido, com 24 assentos.
“Hoje representa um momento de mudança muito significativo. É um momento decisivo em nossa política e para o nosso povo”, disse a chefe do Sinn Fein na Irlanda do Norte, Michelle O’Neill, que pediu um “debate honesto” em torno da proposta de unificar as Irlandas.
A vitória do partido não garante o início de um processo de unificação entre os dois países. Isso porque o referendo para a Irlanda do Norte deixar o Reino Unido depende da aprovação do governo britânico.
A vitória do Sinn Fein encerra um século de dominação de partidos pró-britânicos, apoiados principalmente pela população protestante da região.
Fonte G1 Brasília