Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (29) a deputada Janaina Riva (MDB) rebateu as críticas feitas pelo governador Mauro Mendes (UB) aos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por realizarem apenas uma sessão plenária por semana.
Janaina saiu em defesa dos colegas de parlamento, alegando que o chefe do executivo estadual cometeu um erro ao afirmar que os deputados da casa precisam fazer mais sessões. Para ela, a fala de Mendes mostra desconhecimento sobre o trabalho que é realizado pelo parlamento de MT, destacando que o gestor precisa analisar os trabalhos da casa pela produtividade, e não por número de sessões.
“A gente espera dele, que é chefe de estado, que ele tenha a percepção de como a Assembleia contribui não somente em sessões plenárias, porque a sessão plenária é um dos trabalhos do deputado, de comparecer e votar. Na minha opinião, também ele, que é gestor e empresário, tem que analisar pela produtividade. Se a Assembleia faz uma sessão por dia e tem a mesma produtividade de fazer cinco ou seis, a gente não vê motivos para ficar todos os dias vindo ao plenário”, explicou.
A deputada disse ainda que recebeu com surpresa as palavras ditas pelo governador, uma vez que ele tem contato frequente com os parlamentares e noção do trabalho que é desenvolvido dentro da Casa.
“O que a gente ficou preocupado é o governador não saber desse trabalho, porque ele conhece e viaja com os deputados às sextas-feiras e segundas, quando tem reunião do governo”, destacou.
Conforme a parlamentar, o desconhecimento do governador sobre os trabalhos dentro e fora do parlamento são reflexo de uma antiga problemática: a falta de informação à população sobre os encargos e funções dos deputados estaduais que, segundo Janaina, pode ser facilmente resolvido com mais comunicação pela Casa de Leis sobre as atividades legislativas.
“Acho que tem um pouco de má informação com relação ao trabalho do deputado. A Assembleia precisa melhorar a comunicação com relação a isso, (…) porque a atividade de gabinete é a mais cansativa e a rotineira do deputado que é de atendimento, aí vem as comissões também. (…) A Assembleia precisa comunicar melhor isso, inclusive para o governador”, concluiu.
Fonte: Isso É Notícia