REDES SOCIAIS

28°C

TSE libera criação de linhas especiais para garantir transporte no segundo turno

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou nesta terça-feira (25) que os gestores públicos possam criar linhas especiais para garantir o transporte público no segundo turno das eleições, no -próximo domingo (30). A medida pode ser adotada, inclusive, para áreas de difícil acesso.

Ficou estabelecido que o gestor público que decidir investir recursos para garantir o transporte de eleitores não pode ser enquadrado em violação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O TSE fixou ainda que o poder público pode fechar acordos com a Justiça Eleitoral para oferecer o transporte, sem nenhuma distinção entre eleitores e sem a veiculação de propaganda. Podem ser usados veículos públicos disponíveis ou veículos adaptados para o transporte coletivo, como ônibus escolares.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que a medida visa garantir o pleno exercício da democracia. O ministro avalia que a medida pode impactar na abstenção, já que eleitores deixam de votar porque não tem transporte ou porque não podem custear a despesa.

?Um dos direitos mais importante para o mais importante direito político é o transporte?, disse.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS