Um turista norueguês de 21 anos afirmou ter sido impedido de entrar nos Estados Unidos depois que agentes da imigração encontraram um meme do vice-presidente americano, J.D. Vance, no celular dele. O caso teria ocorrido em um aeroporto de Nova Jersey. As informações foram publicadas pelo jornal norueguês Nordlys na segunda-feira (23).
O jovem, identificado como Mads Mikkelsen, contou que foi interrogado por várias horas. Durante a abordagem, os agentes teriam levantado suspeitas de envolvimento com terrorismo e tráfico de drogas.
O rapaz afirmou que desbloqueou o celular para os agentes depois de ser ameaçado com cinco anos de prisão caso não fornecesse a senha.
Após o acesso ao aparelho, os oficiais encontraram uma montagem com o vice-presidente dos EUA. Na imagem, Vance aparece careca e com o rosto inchado.
Segundo Mikkelsen, o meme foi o motivo apresentado verbalmente pelos agentes para impedir sua entrada no país. Ele foi colocado em um voo de volta à Noruega.
Em nota enviada à imprensa, a porta-voz da imigração dos EUA, Tricia McLaughlin, negou que a imagem tenha motivado a expulsão. Segundo ela, a decisão foi tomada porque o jovem admitiu ter consumido drogas.
Além disso, o Departamento de Segurança Interna dos EUA negou que o meme tenha motivado a decisão e classificou essa informação como falsa em uma publicação nas redes sociais. Segundo o órgão, a entrada de Mikkelsen foi barrada porque ele admitiu o uso de drogas.
À imprensa norueguesa, Mikkelsen afirmou que admitiu aos agentes que fumou maconha em duas ocasiões, ambas em locais onde o uso recreativo é legalizado.
LEIA TAMBÉM
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte G1 Brasília