REDES SOCIAIS

33°C

Valor das emendas impositivas triplica, e Congresso amplia poder sobre o Orçamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Congresso Nacional triplicou sua fatia de comando sobre o Orçamento federal ao longo dos últimos oito anos.

Entre 2015 e 2023, o valor das emendas impositivas ? indicações de parlamentares que têm execução obrigatória e, por isso, não dependem de barganha com o Executivo ? saltou de R$ 9,7 bilhões para R$ 28,9 bilhões. A alta é de 298%.

Do total previsto para 2023:

  • R$ 21,2 bilhões se referem a emendas individuais, propostas por cada deputado e senador;
  • R$ 7,7 bilhões são emendas das bancadas estaduais, de autoria coletiva.

As emendas são propostas por meio das quais os parlamentares destinam recursos a suas bases eleitorais.

O último movimento para ampliar o poder do Legislativo sobre as verbas foi feito na semana passada, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar inconstitucionais as emendas de relator ? aquelas que eram chamadas de orçamento secreto.

Após a conclusão do julgamento, os parlamentares incluíram na proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição um dispositivo que transferiu metade do valor do orçamento secreto (R$ 9,5 bilhões) para as emendas individuais ? que são impositivas.

A partir de agora, a União fica obrigada a pagar as emendas individuais em um limite de 2% da receita corrente líquida. Esse termo se refere à arrecadação tributária do governo, depois de excluídas as transferências a estados e municípios. Antes da PEC, o limite era menor, de 1,2%.

A mudança parece pequena, inferior a um ponto percentual. Mas na prática, para 2023:

  • o valor para cada deputado passa de R$ 19,7 milhões para R$ 32,1 milhões;
  • o valor para cada senador passa de R$ 19,7 milhões para R$ 59 milhões.

Os dados são da consultoria de Orçamento da Câmara.

Emendas impositivas ao orçamento (em R$ bilhões)
Valor reúne emendas indicadas por parlamentares e pelas bancadas estaduais, a cada ano

(function () {
const chartData = {“APIDocumentID”:”334186e9-5f17-42ac-9606-420f44398e4c”,”options”:{“credits”:”Oru00e7amento Federal”,”data”:[{“name”:”2015″,”value”:[“9,7”]},{“name”:”2023″,”value”:[“28,9″]}],”inverted”:false,”name”:””,”subtitle”:”Valor reu00fane emendas indicadas por parlamentares e pelas bancadas estaduais, a cada ano”,”title”:”Emendas impositivas ao oru00e7amento (em R$ bilhu00f5es)”,”yAxisTitle”:””},”svg”:”%3Csvg xmlns:xlink=u0027http://www.w3.org/1999/xlinku0027 version=u00271.1u0027 class=u0027highcharts-rootu0027 style=u0027font-family:%26quot%3Bopensans%26quot%3B%2C %26quot%3Bopen sans%26quot%3B%2C %26quot%3Bhelvetica%26quot%3B%2C %26quot%3Bverdana%26quot%3B%3Bfont-size:12px%3Bcolor:%23333333%3Bfill:%23333333%3Bu0027 xmlns=u0027http://www.w3.org/2000/svgu0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 viewBox=u00270 0 600 400u0027%3E%3Cdesc%3ECreated with Highcharts 5.0.9%3C/desc%3E%3Cdefs%3E%3CclipPath id=u0027highcharts-pdg82nq-927u0027%3E%3Crect x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027553u0027 height=u0027338u0027 fill=u0027noneu0027%3E%3C/rect%3E%3C/clipPath%3E%3C/defs%3E%3Crect fill=u0027transparentu0027 class=u0027highcharts-backgroundu0027 x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 rx=u00270u0027 ry=u00270u0027%3E%3C/rect%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-backgroundu0027 x=u002737u0027 y=u002710u0027 width=u0027553u0027 height=u0027338u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-xaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 313.5 10 L 313.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 589.5 10 L 589.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 36.5 10 L 36.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-yaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 348.5 L 590 348.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 300.5 L 590 300.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 251.5 L 590 251.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 203.5 L 590 203.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 155.5 L 590 155.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 107.5 L 590 107.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 58.5 L 590 58.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 37 9.5 L 590 9.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-borderu0027 x=u002737u0027 y=u002710u0027 width=u0027553u0027 height=u0027338u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-xaxis u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 313.5 348 L 313.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 590.5 348 L 590.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 36.5 348 L 36.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 37 348.5 L 590 348.5u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-yaxis u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 d=u0027M 37 10 L 37 348u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-series-groupu0027%3E%3Cg class=u0027highcharts-series highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(37%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027url(%23highcharts-pdg82nq-927)u0027%3E%3Crect x=u002771.5u0027 y=u0027244.5u0027 width=u0027133u0027 height=u002794u0027 fill=u0027%23a60000u0027 stroke=u0027%23ffffffu0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-point highcharts-color-0u0027%3E%3C/rect%3E%3Crect x=u0027347.5u0027 y=u002759.5u0027 width=u0027133u0027 height=u0027279u0027 fill=u0027%23a60000u0027 stroke=u0027%23ffffffu0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-point highcharts-color-1u0027%3E%3C/rect%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-markers highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(37%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027noneu0027%3E%3C/g%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-data-labels highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(37%2C10) scale(1 1)u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Cg class=u0027highcharts-label highcharts-data-label highcharts-data-label-color-0 u0027 transform=u0027translate(125%2C221)u0027%3E%3Ctext x=u00275u0027 style=u0027font-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bcolor:%230f0f0f0%3Btext-outline:1px contrast%3Bfill:%230f0f0f0%3Bu0027 y=u002717u0027%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027 class=u0027highcharts-text-outlineu0027 fill=u0027%23FFFFFFu0027 stroke=u0027%23FFFFFFu0027 stroke-width=u00272pxu0027 stroke-linejoin=u0027roundu0027 style=u0027u0027%3E9%2C7%3C/tspan%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027%3E9%2C7%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-label highcharts-data-label highcharts-data-label-color-1 u0027 transform=u0027translate(397%2C36)u0027%3E%3Ctext x=u00275u0027 style=u0027font-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bcolor:%230f0f0f0%3Btext-outline:1px contrast%3Bfill:%230f0f0f0%3Bu0027 y=u002717u0027%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027 class=u0027highcharts-text-outlineu0027 fill=u0027%23FFFFFFu0027 stroke=u0027%23FFFFFFu0027 stroke-width=u00272pxu0027 stroke-linejoin=u0027roundu0027 style=u0027u0027%3E28%2C9%3C/tspan%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027%3E28%2C9%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-xaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u0027178.0784271247462u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(-45 178.0784271247462 364)u0027 y=u0027364u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E2015%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u0027454.5784271247462u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(-45 454.5784271247462 364)u0027 y=u0027364u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E2023%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-yaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027353u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E0%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027304u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E5%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027256u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E10%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027208u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E15%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027159u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E20%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027111u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E25%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002763u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E30%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002722u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002715u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E35%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3C/svg%3E”,”themes”:{“colors”:[“#a60000″,”#a60000″,”#FB7B82″,”#FEA44D”,”#B76FB5″,”#62BDE1″,”#55B46F”,”#3279BD”,”#8F91B1″,”#F7CE6A”]},”type”:”column”};

window.ShowChart = window.ShowChart || [];
window.ShowChart.push({
key: “6n64l”,
type: chartData.type,
colors: chartData.themes.colors,
options: chartData.options
});
})();

Fonte: Orçamento Federal

Fortalecimento do Legislativo

O aumento do controle do Legislativo sobre o orçamento começou em 2015, quando o Congresso aprovou uma PEC e tornou obrigatória a execução das emendas individuais.

Em 2019, o Congresso fez o mesmo com as emendas das bancadas estaduais. Quando a execução é obrigatória, o parlamentar não precisa ficar cobrando o Executivo para que o dinheiro seja liberado ? momento propício para a negociação de votos ou apoio a alguma medida.

Os parlamentares também tentaram, por diversas vezes, tornar impositivas as emendas de relator. A tentativa, contudo, sempre emperrou durante as discussões do Orçamento no Congresso e nunca foi levada a cabo.

Isso significa que, na prática, o governo nunca foi obrigado por lei a pagar as emendas de relator, embora houvesse a cobrança política para a liberação dos recursos.

Na prática, as emendas eram usadas como moeda de troca para que o Executivo conseguisse aprovar matérias de seu interesse no Congresso. Era comum que, às vésperas de uma votação crucial, bilhões fossem desbloqueados nessa área do orçamento.

Orçamento com o parlamento

Estudo do Instituto Millenium elaborado pelo professor do Insper Marcos Mendes, em abril, mostra que o Legislativo brasileiro é o que tem o maior controle sobre o orçamento federal, se comparado a 30 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No levantamento, Mendes afirma que as emendas parlamentares, em sua maioria, decidem quanto à realização de obras em municípios específicos ? e que tais decisões “conflitam com as diretrizes gerais de políticas públicas”.

Segundo ele, não há tempo suficiente nem procedimentos adequados para análise de mérito ou de consistência de número tão elevado de emendas.

“Simplesmente entrega-se uma fatia do Orçamento à decisão individual ou de grupos de parlamentares, e gasta-se o dinheiro sem qualquer preocupação com os custos e benefícios envolvidos”, escreve o economista no relatório.

A visão, no entanto, é contestada pela cúpula do Congresso.

Parlamentares defendem que, com a impositividade, o Congresso passa a depender menos do Executivo ? o que reduziria as chances de uso do mecanismo como moeda de troca.

Em 2019, o então presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que a aprovação da impositividade das emendas de bancada era uma “carta de alforria” que os parlamentares dariam aos prefeitos e governadores.

Segundo Alcolumbre, a partir da obrigação de pagamento, os políticos locais ficariam “desobrigados de mendigarem atenção do Executivo nacional”.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS