REDES SOCIAIS

26°C

Zito Adrien deixa Secretaria de Turismo para assumir Ouvidoria Geral de Cuiabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Zito Adrien, que deixa o comando da Secretaria de Turismo de Cuiabá, para assumir o cargo de diretor da Ouvidoria Geral da Agência Municipal de Regulação e Serviços Públicos Delegados (Arsec), apresentou nesta segunda-feira (5), um balanço das ações aplicadas durante os 11 meses que comandou a pasta.

“Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade e confiança que nosso gestor, o prefeito Emanuel Pinheiro, que nos delegou a missão em prol do turismo. Assumimos a pasta oficialmente em 12 de janeiro deste ano, e buscamos inicialmente conhecer os trabalhos que vinham sendo realizados para então implantar a nossa metodologia de trabalho, com ações de curto, médio e longo prazo para o setor”, comentou.

Zito demonstrou que diante dos projetos em andamento, a importância do planejamento participativo e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para esse legado que vem sendo construído em Cuiabá. “O mundo passou por um grande baque com a pandemia, que afetou diretamente vidas, famílias, empresas e o mercado de trabalho. O turismo foi um dos primeiros setores a parar e um dos últimos a retomar as atividades. Mas com muito empenho e participação da iniciativa privada que está representada no ´Comtur, apresentamos nossas propostas de trabalho, validamos com eles e estamos dando continuidade aos trabalhos que já vinham sendo realizados desde 2021, como também implementamos novas propostas, entre os meses de janeiro a dezembro em que esteve à frente do Turismo de Cuiabá, várias ações vêm sendo implementadas,demonstrando que Cuiabá é uma cidade com vocação e potencial turístico, agora com sua oferta agregada e constantemente atualizada”, avaliou.

“Dentro da transversalidade, realizamos agenda junto a embaixadores e cônsules em visitas estratégicas na Capital, como o embaixador da Índia, cônsules gerais do Peru e Paraguai, entre outros. Recebemos representantes do Ministério do Turismo para acompanhar as obras de qualificação da Orla II e do Mercado do Porto. Apoiamos eventos estratégicos de parceiros como a Mitra Arquidiocesana, ABIH, ABRASEL, SINGTUR, ACC e CDL Cuiabá, bem como articulamos a presença de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo (MTur),Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), na Capital, para apresentar à Sociedade Civil e setor produtivo, o projeto de concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”, pontuou o Secretário Zito.

Zito complementou com as ações estratégicas e com grande repercussão positiva junto à sociedade com a criação e operacionalidade do app Turismo Cuiabá já acessível aos usuários Apple e Android, reúne de forma oficial toda a oferta do turismo .”Os usuários podem buscar o que fazer, onde ir, onde se hospedar, perto de você,igrejas, museus, teatros, parques, praças, eventos, rotas gastronômicas, de city tour, de vinhos e cafés artesanais, das cervejarias artesanais, dos distritos e balneários, com cada segmento validado e com atualização perene,padronizando as informações com a participação de cada setor da economia do turismo. Ainda não lançado oficialmente, o app está em funcionamento desde junho deste ano, atingindo até o momento a marca de quase 900 mil acessos com mais de 2 mil estabelecimentos já cadastrados, tudo isso na palma da mão de quem acessar”.

“O app vem trazendo um retorno tão positivo, que aproveitamos o fato do Prefeito Emanuel também ser Presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, e ampliamos as informações de acesso aos moradores, visitantes e turistas. Além da oferta da Capital, os demais 12 municípios do Consórcio estarão disponíveis no app, através de acordo de cooperação técnica com as prefeituras Municipais da Baixada. Barão de Melgaço e Acorizal já estão em fase de levantamento e validação das informações de turismo, para que a SMT e DTI da Prefeitura de Cuiabá possam validar e subir as informações oficiais, o que vai fortalecer o turismo na baixada cuiabana,essencial para integrar o setor com qualidade nas informações e serviços”,disse Zito.

Outros avanços foram reforçados por Zito foi com a criação do projeto Viva o Feriado em Cuiabá. “Onde, em feriados prolongados o projeto possibilita entretenimento, lazer, cultura, gastronomia, turismo e comércio. Assim nasceu o Viva o Feriado em Cuiabá, com duas edições realizadas em 2022 (Corpus Christi em junho e Proclamação da República em novembro, com 13 e 20 pontos simultâneos de eventos, respectivamente. Diante da repercussão positiva, para 2023 estaremos realizando pelo menos 6 edições em datas estratégicas, gerando emprego, renda e fomento ao turismo de Cuiabá. Realizamos a entrega à população do Museu do Rio, antigo Mercado do Peixe, com a mudança da Secretaria de Turismo para o local, e pretendemos entregar o Aquário Municipal no primeiro semestre de 2023,tornando o local um espaço multiuso, valorizando a região do Porto, integrando a Orla I e II, o Mercado do Porto e o Museu do Rio, incrementando essa região histórica, conforme determinação do nosso Prefeito Emanuel Pinheiro”, elencou Zito.

Ainda, no primeiro semestre de 2023 , a pasta finaliza o projeto piloto de ordenamento do Turismo no Distrito do Coxipó do Ouro. Também, a pasta realizou a terceira edição do Festival da Pamonha, na Comunidade Rio dos Peixes.

“Nossa meta é potencializar o turismo no município e entorno (Localidades, distritos e comunidades), nos setores gastronômico, cultural, de negócios, de eventos, religioso, histórico, natural,de aventuras, de cervejas artesanais, de vinhos e cafés artesanais, de pesca esportiva. O plano de ação com promoção de roteiros turísticos segue agregando para o fomento do setor. Queremos devolver Cuiabá para os cenários nacional e internacional como uma das principais rotas de visitação para apresentação da nossa oferta turística, aumentando o interesse dos moradores locais e para que turistas e visitantes tenham prazer de conhecer Cuiabá. Os números são promissores, com perspectivas de ganhos, mediante planejamento e gestão participativa. Cuiabá merece essa atenção para o turismo”, finalizou Zito Adrien.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS