REDES SOCIAIS

29°C

Lula desiste de evento em Nova York após desentendimento entre seguranças de Biden e delegação brasileira

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu desistir de participar de um evento organizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, em Nova York, após um desentendimento entre os seguranças do presidente dos EUA, Joe Biden, e a delegação do governo brasileiro. O desentendimento não envolveu Lula.

Biden decidiu aparecer de última hora no evento, o que levou a uma reorganização da segurança local.

O Serviço Secreto americano impediu a entrada da equipe de Lula, o que criou uma situação tensa. O incidente foi motivado pelas medidas de segurança rigorosas impostas para garantir a proteção de Biden.

Diante do incidente, Lula optou por ir embora do evento.

Lula está em Nova York para participar da 79ª Assembleia-Geral da ONU.

De acordo com o blog do Valdo Cruz, o presidente vai subir o tom no seu discurso, na abertura do evento ? em um ano em que o Brasil sofre com recordes de queimadas e enchentes.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O presidente brasileiro vai cobrar de seus colegas mudanças urgentes na agenda climática, porque o cenário mais grave chegou mais cedo do que se previa e atingiu em cheio o Brasil.

Lula antecipou um pouco desse discurso na Cúpula do Futuro, no domingo (22), já dentro da semana de eventos das Nações Unidas em Nova York.

Os principais líderes mundiais, no entanto ? incluindo Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, que compõem o Conselho de Segurança da ONU ?, não estavam por lá.

Na fala, Lula defendeu a agenda correta e fez os alertas necessários. Voltou a pregar a reforma da ONU e de outros órgãos multilaterais e alertou para o risco de fracasso coletivo mundial na agenda climática.

Os países com maior poder nas Nações Unidas não compareceram para ouvir. E resistem à agenda de mudanças estruturais, é claro, porque não querem abrir mão de sua posição atual.

Na terça, todos eles estarão na plateia. E Lula deve subir ainda mais o tom, aproveitando que terá mais tempo para discursar.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS