REDES SOCIAIS

33°C

Almirante Marcos Sampaio Olsen assume Marinha; antecessor não foi à cerimônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen assumiu nesta quinta-feira (5) o comando da Marinha.

Ele substitui na cadeira Almir Garnier Santos, que não compareceu ao evento ? em uma quebra de protocolo. Garnier foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele enviou um texto que foi lido por um oficial durante a cerimônia.

O evento foi realizado no clube naval, em Brasília, e contou com a presença dos comandantes da Aeronáutica, do Exército e de ministros de Estado, como José Múcio, da Defesa, que presidiu a cerimônia.

Olsen, escolha do governo Lula para a cadeira, já ocupava o posto de forma interina desde a exoneração de Santos, em 31 de dezembro de 2022. Nesta quinta, foi publicado no “Diário Oficial da União” (DOU) sua nomeação definitiva para o posto.

Discurso

Em sua fala, Olsen agradeceu ao presidente Lula pela nomeação e disse que assume ciente da responsabilidade e complexidade dos desafios que se impõem.

?Por feito da justiça expresso aqui notória gratidão ao presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, pelo apanágio ao me nomear comandante da Marinha?.

?Agradeço o introdutório de orientações e estímulo particularmente ao referir-se à necessidade premente para prever o requerido espaço orçamentário para aumentar a capacidade e prontidão operacional da Marinha do Brasil?, acrescentou.

O novo comandante agradeceu ainda Múcio pela indicação ao cargo.

?Ao ministro da Defesa, José Múcio, pela honra e o agraciamento para indicação para o cargo, asseverando-lhe a minha lealdade, comprometimento, disponibilidade e diligência na condução da força naval para defesa dos interesses do Brasil no mar e hidrovias?.

Perfil

Olsen ingressou na Marinha em 1979. Já ocupou os cargos de diretor do pessoal civil da Marinha, de comandante da Força de Submarinos, chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, comandante de Operações Navais entre outros.

O novo comandante também representou o Brasil na junta interamericana de Defesa, além de ter exercido a Chefia de Gabinete da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM).

Olsen tem pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Brasília e mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica pela Universidade Del Salvador, na Argentina.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS