REDES SOCIAIS

24°C

Anderson Ferreira diz que vai criar 600 mil empregos em 4 anos, reduzir IPVA e inserir 2,3 milhões na tarifa social de água

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Anderson Ferreira, candidato do PL ao governo do Pernambuco, disse nesta terça-feira (23) que pretende criar 600 mil empregos em quatro anos, reduzir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e inserir 2,3 milhões de pessoas na tarifa social de água.

Ele foi o segundo a ser entrevistado pela apresentadora Clarissa Góes, na série do g1 que começou na segunda-feira (22).

Durante a entrevista, o candidato afirmou que pretende fazer uma parceria público privada para a saúde em todo o estado, e intermediar o processo de recuperação judicial do Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Portuário de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco.

A primeira entrevistada da série foi Marília Arraes (Solidariedade). Depois de Anderson Ferreira, serão ouvidos Danilo Cabral (PSB), na quarta-feira (24); Raquel Lyra (PSDB), na quinta-feira (25); e Miguel Coelho (União Brasil), na sexta-feira (26).

Eles tiveram 5% ou mais na pesquisa Ipec de 15 de agosto e, por isso, serão entrevistados ao vivo por Clarissa Góes, apresentadora do Bom Dia Pernambuco, direto do estúdio do g1, no Recife.

Jadilson Bombeiro (PMB), Ubiracy Olímpio (PCO), João Arnaldo (PSOL), Jones Manoel (PCB), Pastor Wellington (PTB) e Claudia Ribeiro (PSTU), que tiveram menos que 5%, participarão de entrevistas gravadas, que serão exibidas de 29 de agosto a 6 de setembro.

Veja, abaixo, todos os trechos da entrevista de Anderson Ferreira ao g1:

  • Problemas nas estradas
  • PPPs na saúde
  • Centralização dos serviços médicos
  • Abastecimento de água e saneamento
  • Mortes por causa da chuva
  • Alagamentos
  • Disputa por Fernando de Noronha
  • Educação em Pernambuco
  • Violência
  • Passeio com Bolsonaro
  • ICMS sobre os combustíveis
  • Estaleiro Atlântico Sul e empregos
  • Ambiente de negócios
  • IPVA e tarifa social de água
  • Metrô e transporte público

Problemas nas estradas

A primeira pergunta foi sobre a situação das rodovias de Pernambuco. Anderson Ferreira disse que esse é um tópico prioritário da gestão dele, caso eleito para o governo, e afirmou que os problemas de infraestrutura impactam a economia de Pernambuco. “O escoamento da produção é feito também pelas estradas. Então, a gente vê essa dificuldade acontecer no Agreste, no Sertão e aqui na Região Metropolitana, e, com certeza, essa será uma prioridade no nosso governo”, afirmou. Também falou sobre os primeiros atos de campanha ao ser lançado como candidato ao Executivo estadual, e disse ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), do mesmo partido.

PPPs na saúde

Anderson Ferreira, ao falar de saúde, lembrou o período em que foi prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele disse que, na pandemia, enfrentou dificuldades com a superlotação, especialmente porque muitas pessoas deixaram de pagar planos de saúde e recorreram à saúde pública. Afirmou que fez a ?primeira PPP [parceria público privada] de saúde do Brasil?, o que pretende replicar no estado caso seja eleito. ?Em Jaboatão, foi para as unidades básicas de saúde. O que nós precisamos é rever toda a área de saúde de Pernambuco, hospital por hospital?, afirmou, ao dizer que precisa, antes de expandir a rede de saúde pública, requalificar as unidades existentes.

Centralização dos serviços médicos

Respondendo a uma pergunta do público sobre a centralização dos serviços médicos no Grande Recife, Anderson Ferreira disse que pretende interiorizar o atendimento aos pacientes. Nesse ponto, ele criticou o PSB, lembrando que há 16 anos o partido está à frente do governo do estado, e chamou Paulo Câmara (PSB) de ?pior governador da história de Pernambuco?. ?Chegou a hora de ter um candidato a governador que fale a verdade. Não estou aqui para desconstruir biografia de ninguém, mas o que os indicadores demonstram é que estamos completamente no caminho errado. Tem que separar o time do bem do time que está aí?, declarou. Afirmou também ser contra o aborto e a legalização das drogas.

Abastecimento de água e saneamento

Anderson Ferreira chamou de “equivocada” a forma como a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) presta serviço à população. “Chega a conta, mas não chega a água”, disse. Lembrando novamente o período como prefeito de Jaboatão, disse que conversava com os responsáveis pela parceria público privada da empresa e disse que, assim que asfaltava ruas na cidade, a Compesa “rasgava” a via. “Esse contrato precisa ter metas e responsabilidade com a população”, afirmou.

Mortes por causa da chuva

Anderson Ferreira foi questionado sobre investimentos em áreas de morro, já que Jaboatão, cidade da qual ele foi gestor até o fim de março, foi o local onde mais morreram pessoas nas chuvas que mataram mais de 130 pessoas em Pernambuco. Somente no município, foram 64 óbitos. ?A gente fica triste de saber de uma tragédia como essa, não me esquivo dessa responsabilidade, até porque, nessa mesma área em que houve o maior número de mortes foram investidos R$ 10 milhões em obras de contenção?, afirmou.

Alagamentos

O candidato também foi questionado sobre alagamentos nos bairros de Jaboatão que circundam a Lagoa do Náutico, cujos moradores são vítimas de inundações frequentes. “Temos que fazer uma drenagem na Lagoa do Náutico, ela precisa receber, porque toda água, estamos abaixo do nível do mar, Recife, Jaboatão? São cidades que estão abaixo do nível do mar. Mas uma obra para ser executada como essa tem que ser uma obra em sintonia com o governo federal. Os cofres públicos do município não comportavam fazer essa drenagem”, declarou, sugerindo também a construção de um parque no entorno da lagoa.

Disputa por Fernando de Noronha

A apresentadora Clarissa Góes lembrou a disputa travada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) pela titularidade de Fernando de Noronha. Anderson Ferreira disse que a União pediu o “cumprimento do contrato”, e disse que pretende manter com o estado a gestão do arquipélago. “Os pernambucanos não estão tendo direito de ir a Fernando de Noronha. Primeiro, pela falta de assistência na área de saúde, muito menos de infraestrutura. Muito que ocorreu foi por conta do não cumprimento da ilha de Fernando de Noronha”, disse.

Educação em Pernambuco

Para a educação, Anderson Ferreira lembrou do projeto Jaboatão Prepara, voltado a alunos do 9º ano do ensino fundamental, para prepará-los para vestibulares. O projeto foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o candidato afirmou que pretende, se for eleito, expandi-lo para o estado. ?Hoje eu vejo queixas absurdas de merendas na rede estadual. Em Jaboatão, o cardápio é confeccionado de acordo com a necessidade do aluno. Se o aluno é hipertenso, tem diabetes, a mãe comunica à escola e a merenda vem da forma que é necessária para aquele aluno?, afirmou.

Violência

Sobre o combate à violência em Pernambuco, o candidato afirmou que os profissionais de segurança estão desmotivados e que falta equipamentos e materiais e prometeu fazer uma equiparação salarial das frotas. ?Vejo policiais dizendo que estão dividindo colete à prova de balas, comerciantes pagando manutenção de viaturas da polícia. Tem delegacias que não tem nem placa dizendo que é uma delegacia?, disse. Também propôs aparelhar os órgãos de segurança com investimento em tecnologia.

Projeto do Estatuto da Família

Anderson Ferreira, enquanto deputado federal, foi autor do Projeto de Lei que cria o Estatuto da Família, que ainda está com a tramitação parada e sofreu críticas da comunidade LGBTQIA+ por considerar como família a união entre homens e mulheres. Ele se defendeu e disse não ser homofóbico. “A única forma de eu criar um parâmetro para as políticas públicas era extraindo a constituição. O que a Constituição garantir, vai ter direito. Eu não posso criar um conceito de família que está diferente da Constituição”, declarou.

Propostas para população LGBTQIA+

O candidato também foi questionado sobre as propostas para a população LGBTQIA+ e afirmou que, se for eleito, “como governante sentarei com todas as categorias, sim, como sempre tenho feito”, mas não citou propostas específicas. “Sou contra o aborto, contra a legalização das drogas, não tenho dificuldade, sou a favor da valorização da família”, completou.

Passeio com Bolsonaro

Anderson Ferreira também foi questionado sobre o passeio de moto que participou com Bolsonaro, no Recife, onde trafegou na garupa da moto pilotada pelo presidente, ambos sem capacete, o que, de acordo com o Código de Trânsito, é uma infração. ?Ato político é algo diferente do que você fazer um transporte na caçamba de uma caminhonete?, afirmou.

ICMS sobre os combustíveis

Sobre o preço dos combustíveis, Anderson Ferreira foi questionado sobre se fará redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ele disse que pretende adotar a medida. ?Nosso presidente conseguiu algo inédito, unir o Congresso ali para ter essa redução. Infelizmente, o governo de Pernambuco é incompetente, Paulo Câmara e Danilo Cabral, não querem repassar esse aumento para a população?, afirmou. Disse, também, que pretende amenizar o impacto na receita estadual fazendo economias na gestão pública.

Estaleiro Atlântico Sul e empregos

Anderson Ferreira também afirmou que pretende recuperar o Estaleiro Atlântico Sul, atualmente em recuperação judicial. Ele disse que pretende intervir no processo e facilitar a recuperação por meio da concessão a uma empresa que, atualmente, mostrou intenção de fazer um pátio de contêiner no local. “Por que o governo de Pernambuco não se habilita para participar dessa recuperação judicial, se ele é a parte interessada? Para poder unir. Se tu tem um cliente e tu tem outro que está em recuperação judicial, entra lá, para poder unir as pessoas e a gente tirar esse imbróglio”, questionou. Finalizou dizendo que pretende gerar 600 mil empregos em quatro anos. “Quero ser conhecido como o governador que mais gerou empregos. Vamos gerar 600 mil empregos em quatro anos, vamos fazer o que essa turma não fez em oito”, disse.

Ambiente de negócios

Anderson Ferreira também afirmou que pretende tornar Pernambuco um ambiente propício para negócios. Afirmou que, como prefeito de Jaboatão, atraiu empreendimentos para a cidade. ?Eu vou botar os documentos debaixo do braço e bater na porta. Vou apresentar Pernambuco para todo mundo, vou conversar com investidores, sim.

IPVA e tarifa social de água

O candidato também foi questionado sobre como pretende fazer as conclusões de obras que tem prometido ao mesmo tempo que abre mão de receita, como a redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para baixar o imposto, ele disse que pretende congelar a taxa usando como referência a Tabela Fipe, considerada o principal índice para a negociação de carros no país. Disse, também, que pretende inserir 2,3 milhões de pessoas na tarifa social de água. ?Hoje, existe o CadÚnico, o cadastro é todo online, é tecnologia, a migração tem que ser feita automática?, disse.

Metrô e transporte público

Sobre os constantes problemas no Metrô do Recife, gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma empresa federal, Anderson Ferreira disse que é preciso fazer parcerias com o governo federal, mas o estado também precisa atuar. “Existe uma dívida do governo do estado com os terminais do metrô. Quer dizer, esse trabalho tem que ser integrado. Se o nosso governo vai ser um governo alinhado com o governo federal, você não tenha dúvida nenhuma de que vamos prestar um grande serviço, tanto na área de metrô quanto de transporte público”, disse.

Próximos entrevistados

Os candidatos entrevistados ao vivo, nesta semana, tiveram 5% ou mais de intenção de voto na pesquisa Ipec de 15 de agosto. Eles têm direito a uma hora de entrevista. Os próximos entrevistados são os seguintes:

  • Danilo Cabral (PSB) – 24/08 – 14h;
  • Raquel Lyra (PSDB) – 25/08 – 14h;
  • Miguel Coelho (União Brasil) – 26/08 – 14h.

Os outros seis candidatos terão entrevistas de 20 minutos, gravadas sem corte, exibidas entre 29 de agosto e 3 de setembro. A ordem é a seguinte:

  • Jadilson Bombeiro (PMB): 29/08 – 14h;
  • Ubiracy Olímpio (PCO): 30/08 – 14h;
  • João Arnaldo (PSOL): 31/08 – 14h;
  • Jones Manoel (PCB): 01/09 – 14h;
  • Pastor Wellington (PTB): 02/09 – 14h;
  • Claudia Ribeiro (PSTU): 03/09 – 14h.

Todas as entrevistas ficam disponíveis na íntegra, em vídeo, e em áudio, como episódio especial do podcast “O Assunto”.

A iniciativa do g1 de entrevistar em podcast os candidatos começou em junho, com a série do podcast “O Assunto”, apresentada pela jornalista Renata Lo Prete, com os postulantes à corrida presidencial.

Durante as entrevistas, os candidatos também responderão a perguntas do público.

Clique AQUI para participar. Lembre-se de colocar ?Entrevista g1? no título e, no campo mensagem, envie sua pergunta.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS