REDES SOCIAIS

33°C

Autoridades e presidenciáveis no Brasil lamentam morte da rainha Elizabeth II

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

No Brasil, autoridades e candidatos à Presidência da República lamentaram a morte da rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

A rainha morreu aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica. A Casa Real informou que Elizabeth morreu “pacificamente”.

Até a última atualização deste texto, o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério das Relações Exteriores ainda não haviam emitido nota sobre a morte. A conta oficial em inglês do Ministério das Comunicações brasileiro publicou, no Twitter, uma imagem da coroação de Elizabeth II em 1953.

Veja a repercussão entre autoridades e políticos brasileiros:

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso

“Recebo com tristeza a notícia do falecimento da rainha Elizabeth II. Ela era a chefe de Estado do Reino Unido e de mais 14 Estados independentes dos Reinos da Comunidade de Nações. A rainha também liderava a Commonwealth, a Comunidade das Nações, organização intergovernamental composta por 56 países e população de 2,5 bilhões de pessoas. os 96 anos, e mais de 70 anos de reinado, Elizabeth II vivenciou alguns dos momentos mais importantes da história da humanidade. Cumpriu seu papel constitucional com louvor e foi um exemplo de estadista. Em nome do Congresso Nacional brasileiro, presto condolências à família e a todo o povo do Reino Unido?.

Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia:

“Com pesar recebo a notícia do falecimento da rainha Elizabeth II. A monarca uniu os britânicos durante o seu longevo reinado, que atravessou guerras e crises mundiais. Rainha Elizabeth II deixa um legado notável, como uma das lideranças mais respeitadas da história. Descanse em paz.”

Fábio Faria, ministro das Comunicações:

?Rainha Elizabeth II acaba de falecer aos 96 anos de idade. Grande perda para todo o mundo. Foi uma líder que serviu de exemplo para muitos e cumpriu sua missão de vida. Que Deus conforte os familiares.?

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência:

?Com a morte da Rainha Elizabeth II se fecha um ciclo da monarquia britânica e se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação. Que ela descanse, merecidamente, em paz.?

Simone Tebet, candidata do MDB à Presidência:

?A rainha Elizabeth II é exemplo de liderança feminina que, ao longo de décadas, serviu como ponto de equilíbrio de uma nação poderosa como o Reino Unido. Modelo de estabilidade, de convivência respeitosa entre instituições de Estado. Sua vida, seus atos, sua trajetória servem como modelo num mundo em que valores como estes têm sido cada vez mais aviltados, como vem acontecendo, infelizmente, em nosso país. Em suas próprias palavras: ?Foram as mulheres que inspiraram gentileza e cuidado no duro progresso da humanidade. Descanse em paz.?

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais:

?É com pesar que recebo a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos. A trajetória da monarca define o sentimento de trabalho árduo e coragem em meio a tantas mudanças durante seu reinado. Meus sentimentos aos britânicos.?

Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná:

?O falecimento da rainha Elizabeth II é uma grande perda para o mundo. Uma figura histórica dos séculos XX e XXI. Ela fez o reinado mais longevo do Reino Unido, ficando por mais de 70 anos no trono. Meus sentimentos a todos os cidadãos britânicos e à família real.?

Diretório nacional do PSDB:

?Elizabeth II nos deixa um exemplo coragem. Atravessou guerras e enfrentou, com serenidade, momentos críticos que ameaçaram a comunidade britânica. Acompanhou as transformações desta era sem nunca deixar de honrar a Coroa e tudo o que ela simboliza para o mundo. Descanse em paz.?

Diretório nacional do Novo:

?A Rainha Elizabeth II faleceu hoje, aos 96 anos. […] Sua presença à frente da Comunidade Britânica das Nações foi de estabilidade institucional no complexo cenário político do século XX. A Rainha Elizabeth II, uma das mais importantes chefes de Estado do nosso tempo, deixa um legado a ser lembrado para sempre.?

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS