Bernie Sanders, senador americano do estado de Vermont, disse na terça-feira (25) que não vai ser pré-candidato à presidência dos Estados Unidos e vai apoiar a reeleição do presidente Joe Biden.
Sanders é tido como um político mais à esquerda que o resto do Partido Democrata. Em 2020, ele foi o principal rival de Biden nas primárias presidenciais do partido.
Ele afirmou à agência Associated Press que ?faria tudo o que puder para ver o presidente (Biden) ser reeleito?.
?A última coisa que este país precisa é de um Donald Trump ou algum outro demagogo de direita que tente minar a democracia americana ou tirar o direito de escolha de uma mulher, ou não abordar a crise da violência armada, ou racismo, machismo ou homofobia. Então, estou fazendo o que posso para garantir que o presidente seja reeleito.?
Biden oficializou nesta terça-feira, com um vídeo, que vai se candidatar para uma reeleição, mesmo com as pesquisas sugerindo que os eleitores de ambos os partidos não querem que ele concorra novamente.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O atual presidente vai enfrentar, nas eleições, o vencedor das primárias do Partido Republicano. Donald Trump já lançou sua pré-candidatura pelos republicanos.
Bernie ainda não tinha se pronunciado
Bernie Sanders não tinha se pronunciado ainda sobre a possibilidade de concorrer nas primárias do Partido Democrata.
Com essa decisão dele, há um indício que a ala mais esquerdista do Partido Democrata vai mesmo apoiar Biden.
Bernie também fez comentários sobre outros potenciais pré-candidatos: “As pessoas fazem o que elas quiserem. Eu acho que Joe Biden vai ser o candidato do Partido Democrata. E o meu trabalho, o trabalho do movimento progressista, é garantir que ele defenda e lute pela classe trabalhadora deste país”.
O senador tem 81 anos, e dificilmente ele vai se candidatar novamente.
Bernie ganhou mais projeção nacional em 2016, quando ele concorreu com Hillary Clinton nas prévias do Partido Democrata.
Fonte G1 Brasília