window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou neste sábado (31) a morte do Papa Emérito Bento XVI. Em uma rede social, Bolsonaro afirmou que o alemão deixa um “legado imenso” para a igreja.
Bento XVI faleceu neste sábado, aos 95 anos. Primeiro Papa a renunciar em quase 600 anos, Bento XVI viu sua saúde se debilitar nos últimos anos.
“Papa Bento XVI. Recebi, com grande pesar, a notícia do falecimento do Papa (emérito) Bento XVI. Embora seu pontificado tenha sido curto, deixa um legado imenso para a Igreja católica, para todos os cristãos e para a humanidade”, publicou o presidente.
- ANÚNCIO: a morte de Bento XVI
- RELEMBRE: as polêmicas no papado de Bento XVI
- CONHEÇA: a trajetória de Joseph Ratzinger
- ENTENDA: por que Bento XVI renunciou
Bolsonaro viajou para Orlando (EUA) nesta sexta (30), véspera de deixar o governo. Com a viagem, deixou claro que não passará a faixa presidencial a Lula (PT) ? a cerimônia de posse do petista como novo presidente da República está marcada para este domingo (1º), em Brasília.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Renúncia
Papa Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma.
Muitos papas da era moderna chegaram a cogitar a renúncia por motivos de saúde, entre eles Paulo VI e João Paulo II, mas nenhum deles havia concretizado essa decisão.
Na ocasião, aos 85 anos, Bento XVI disse que o motivo para deixar o cargo era a falta de forças na mente e no corpo.
?No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado.? ? Papa Bento XVI
Veja no vídeo abaixo a trajetória de Bento XVI:
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Fonte G1 Brasília