REDES SOCIAIS

28°C

Chuvas em Pernambuco: o que disseram os pré-candidatos à Presidência

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A tragédia com as chuvas e deslizamentos de terra no Grande Recife deixou, até o início da tarde desta segunda-feira (30), um total de 91 pessoas mortas e 26 pessoas desaparecidas, além de 5 mil desabrigados. Candidatos à presidência da República usaram suas redes sociais para prestar solidariedade. Presidente em exercício, Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou a área com ministros de estado.

Os presidenciáveis lamentaram as mortes e prestaram solidariedade, mas não ofereceram propostas para resolver a questão das tragédias naturais caso eleitos em outubro. Ciro Gomes (PDT) citou “profunda reforma urbana” e uso de tecnologias para “prevenção”, sem detalhar o que seria implementado.

A ordem dos pré-candidatos se baseia no resultado da última pesquisa Datafolha para a a eleição de outubro, publicado em 26 de maio.

Veja o que disseram os pré-candidatos à Presidência:

Lula (PT)

“Além de Pernambuco, mais de 30 cidades de Alagoas também foram afetadas pelas fortes chuvas. Nossa solidariedade às famílias atingidas, espero que o poder público faça todo o possível para resolver a situação dos desabrigados”, publicou Lula, em seu perfil no Twitter, no domingo (29).

Jair Bolsonaro (PL)

“Tivemos problemas semelhantes em Petrópolis, Sul da Bahia, mais ao norte de Minas e eu estive ano passado no Acre, também, e infelizmente essas catástrofes acontecem. Um país continental tem seus problemas”, disse Bolsonaro, durante viagem a Pernambuco por conta do desastre, nesta segunda-feira (30).

Ciro Gomes (PDT)

“A amarga tragédia do Recife, que já causou 35 [e que chegou a 91 na manhã desta segunda-feira] mortes e arrasou a vida de dezenas de milhares de irmãos pernambucanos, traz a marca de um mal crônico, que assola o Brasil há anos – e de um outro mais recente. O mal crônico é a crise urbana, produto direto da pobreza, da falta de planejamento e de infraestrutura. O mais recente é a falta de um sistema preventivo e de ação imediata em tragédias, que o atual desgoverno federal agravou. Como outros males brasileiros, estes só serão resolvidos com um governo que mude o modelo econômico e de governança, implante uma profunda reforma urbana e use as tecnologias mais modernas em sistemas de prevenção, alerta e ação imediata em tragédias”, escreveu Ciro, em sua página do Facebook, no domingo (29).

André Janones (Avante)

“Meus mais sinceros sentimentos e solidariedade às famílias e amigos das vítimas da tragédia ocorrida em Pernambuco. Deixo também minha solidariedade a todas as famílias que sofrem neste momento com os estragos ocasionado pelas fortes chuvas”, escreveu em seu perfil do Twitter, no sábado (28).

Simone Tebet (MDB)

“As fortes chuvas em Recife causam alagamentos, deslizamentos e muita tristeza. Minha solidariedade ao povo pernambucano! Que Deus ilumine e conforte as famílias das vítimas”, publicou a pré-candidata, em seu Twitter, no sábado (28).

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS