Governadores eleitos e reeleitos assumirão os mandatos em janeiro do ano que vem em meio a uma série de dúvidas sobre os níveis de arrecadação e de despesas previstos para 2023. Um cenário que, segundo eles, pode colocar em risco serviços essenciais, sobretudo nas áreas da educação e saúde.
A principal incerteza diz respeito ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo que garante a maior parte das receitas estaduais.
No primeiro semestre deste ano, o Congresso Nacional aprovou dois projetos, sancionados pelo presidente Jair Bolsonaro, que alteraram a cobrança do ICMS. Um desses projetos, por exemplo, limitou as alíquotas que incidem sobre itens considerados essenciais, como combustíveis e energia elétrica.
Na prática, a sanção dos projetos fez com que a arrecadação dos estados caísse 6,5% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2021 (veja no gráfico mais abaixo). Ao todo, foram R$ 12 bilhões a menos.
A queda significa uma inversão na trajetória das receitas estaduais, que registraram forte alta em 2021 e nos primeiros meses de 2022 devido à disparada da inflação, à alta das commodities (que são produtos básicos, como petróleo e minério de ferro) e também às transferências da União durante a pandemia.
(function () {
const chartData = {“APIDocumentID”:”932289ca-1f72-46b7-bf07-70ede295bfc7″,”options”:{“credits”:”Instituiu00e7u00e3o Fiscal Independente”,”data”:[{“name”:”2021″,”value”:[“186,2”]},{“name”:”2022″,”value”:[“174,1″]}],”inverted”:false,”name”:””,”subtitle”:”Resultado de julho a setembro”,”title”:”Arrecadau00e7u00e3o com ICMS”,”yAxisTitle”:”Em R$ bilhu00f5es”},”svg”:”%3Csvg xmlns:xlink=u0027http://www.w3.org/1999/xlinku0027 version=u00271.1u0027 class=u0027highcharts-rootu0027 style=u0027font-family:%26quot%3Bopensans%26quot%3B%2C %26quot%3Bopen sans%26quot%3B%2C %26quot%3Bhelvetica%26quot%3B%2C %26quot%3Bverdana%26quot%3B%3Bfont-size:12px%3Bcolor:%23333333%3Bfill:%23333333%3Bu0027 xmlns=u0027http://www.w3.org/2000/svgu0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 viewBox=u00270 0 600 400u0027%3E%3Cdesc%3ECreated with Highcharts 5.0.9%3C/desc%3E%3Cdefs%3E%3CclipPath id=u0027highcharts-bcu1xr6-408u0027%3E%3Crect x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027532u0027 height=u0027338u0027 fill=u0027noneu0027%3E%3C/rect%3E%3C/clipPath%3E%3C/defs%3E%3Crect fill=u0027transparentu0027 class=u0027highcharts-backgroundu0027 x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 rx=u00270u0027 ry=u00270u0027%3E%3C/rect%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-backgroundu0027 x=u002758u0027 y=u002710u0027 width=u0027532u0027 height=u0027338u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-xaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 323.5 10 L 323.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 589.5 10 L 589.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 57.5 10 L 57.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-yaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 58 348.5 L 590 348.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 58 264.5 L 590 264.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 58 179.5 L 590 179.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 58 95.5 L 590 95.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 58 9.5 L 590 9.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-borderu0027 x=u002758u0027 y=u002710u0027 width=u0027532u0027 height=u0027338u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-xaxis u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 323.5 348 L 323.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 590.5 348 L 590.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 57.5 348 L 57.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 58 348.5 L 590 348.5u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-yaxis u0027%3E%3Ctext x=u002711.46875u0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(270 11.46875 179)u0027 class=u0027highcharts-axis-titleu0027 style=u0027color:%23333%3Bfont-weight:bold%3Bfont-size:12px%3Bfill:%23333%3Bu0027 y=u0027179u0027%3E%3Ctspan%3EEm R%24 bilh%C3%B5es%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 d=u0027M 58 10 L 58 348u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-series-groupu0027%3E%3Cg class=u0027highcharts-series highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(58%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027url(%23highcharts-bcu1xr6-408)u0027%3E%3Crect x=u002768.5u0027 y=u002723.5u0027 width=u0027128u0027 height=u0027315u0027 fill=u0027%23bc0000u0027 stroke=u0027%23ffffffu0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-point highcharts-color-0u0027%3E%3C/rect%3E%3Crect x=u0027334.5u0027 y=u002744.5u0027 width=u0027128u0027 height=u0027294u0027 fill=u0027%23bc0000u0027 stroke=u0027%23ffffffu0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-point highcharts-color-1u0027%3E%3C/rect%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-markers highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(58%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027noneu0027%3E%3C/g%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-data-labels highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(58%2C10) scale(1 1)u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Cg class=u0027highcharts-label highcharts-data-label highcharts-data-label-color-0 u0027 transform=u0027translate(112%2C0)u0027%3E%3Ctext x=u00275u0027 style=u0027font-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bcolor:%230f0f0f0%3Btext-outline:1px contrast%3Bfill:%230f0f0f0%3Bu0027 y=u002717u0027%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027 class=u0027highcharts-text-outlineu0027 fill=u0027%23FFFFFFu0027 stroke=u0027%23FFFFFFu0027 stroke-width=u00272pxu0027 stroke-linejoin=u0027roundu0027 style=u0027u0027%3E186%2C2%3C/tspan%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027%3E186%2C2%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-label highcharts-data-label highcharts-data-label-color-1 u0027 transform=u0027translate(378%2C21)u0027%3E%3Ctext x=u00275u0027 style=u0027font-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bcolor:%230f0f0f0%3Btext-outline:1px contrast%3Bfill:%230f0f0f0%3Bu0027 y=u002717u0027%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027 class=u0027highcharts-text-outlineu0027 fill=u0027%23FFFFFFu0027 stroke=u0027%23FFFFFFu0027 stroke-width=u00272pxu0027 stroke-linejoin=u0027roundu0027%3E174%2C1%3C/tspan%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027%3E174%2C1%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-xaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u0027193.8284271247462u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(-45 193.8284271247462 364)u0027 y=u0027364u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E2021%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u0027459.8284271247462u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(-45 459.8284271247462 364)u0027 y=u0027364u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E2022%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-yaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u002743u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027353u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E0%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002743u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027268u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E50%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002743u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027184u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E100%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002743u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002799u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E150%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002743u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002715u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E200%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3C/svg%3E”,”themes”:{“colors”:[“#bc0000″,”#bc0000″,”#FB7B82″,”#FEA44D”,”#B76FB5″,”#62BDE1″,”#55B46F”,”#3279BD”,”#8F91B1″,”#F7CE6A”]},”type”:”column”};
window.ShowChart = window.ShowChart || [];
window.ShowChart.push({
key: “9g4ef”,
type: chartData.type,
colors: chartData.themes.colors,
options: chartData.options
});
})();
STF
Diante desse cenário, governadores e secretários estaduais de Fazenda negociam no Supremo Tribunal Federal (STF) uma compensação imediata por parte do governo federal.
O grupo de negociações teve início em agosto e é conduzido pelo ministro Gilmar Mendes. A última reunião está marcada para esta sexta-feira, ainda sem um acordo à vista.
Caso as leis não sejam revistas, o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz) estima que a arrecadação do ICMS cairá R$ 124 bilhões no período de um ano, colocando em risco a manutenção de serviços públicos e o equilíbrio fiscal de estados e municípios. Atualmente, 25% do imposto é direcionado, obrigatoriamente, à educação e 12% à saúde.
?Não existe um dinheiro dos governadores. É o dinheiro da educação, da saúde, dos serviços de segurança pública. Então sempre que a gente tem essa redução abrupta de receitas, a própria população acaba sendo punida na forma de precarização de serviços”, afirmou Eduardo Leite (PSDB), governador eleito do Rio Grande do Sul, em entrevista à GloboNews.
Segundo ele, trata-se de uma conciliação ?bastante difícil?, mas há a expectativa de que se encontre um caminho.
“Os estados já estão perdendo arrecadação, isso já é uma realidade, mas o que precisamos fazer é estancar essa perda e, ao longo de 2023, nós temos a expectativa de que se possa estabelecer uma compensação suficiente para evitar a precarização dos serviços”, disse.
Segundo o governador, não é possível apostar, apenas, na reforma tributária, já que esse é um processo longo e o cenário exige medidas urgentes.
Reunião com Lula
Desde a semana passada, o grupo liderado pelo ministro Gilmar Mendes passou a contar com um membro da equipe de transição do governo eleito, a procuradora da Fazenda Nacional Fernanda Santiago.
Diante disso, há uma expectativa de reunião com o presidente eleito Lula, que prometeu receber os governadores em uma das suas primeiras agendas oficiais no Palácio do Planalto.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chegou a convocar uma reunião para o próximo dia 7 de dezembro, antes mesmo da posse, mas o encontro foi adiado e ainda não tem nova data marcada.
Outras preocupações
Além do ICMS, governadores e secretários também temem perder arrecadação com a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil mensais ? uma das promessas de Lula durante a campanha presidencial.
Segundo cálculos do Sindifisco Nacional, sindicato que reúne os auditores da Receita Federal, a medida pode implicar uma perda de receitas, para a União, que varia de R$ 21,5 bilhões a R$ 107 bilhões (caso todas as faixas de cobrança sejam igualmente corrigidas).
Uma renúncia que impacta os cofres estaduais via Fundo de Participação dos Estados (FPE). Atualmente, 21,5% de tudo o que é arrecadado com Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é repassado aos governadores via FPE. Portanto, segundo os auditores, isso significaria uma perda anual de R$ 28,8 bilhões aos cofres estaduais.
?Para se corrigir as perdas tributárias da União, dos estados e dos municípios com a correção da tabela do Imposto de Renda, é indicado que se passe a tributar os lucros e dividendos distribuídos pelas empresas?, defende Isac Falcão, presidente do Sindifisco Nacional.
A Câmara dos Deputados chegou a aprovar, em 2021, um texto que previa a tributação em 20% desses valores. O projeto, porém, enfrenta resistências de diversos setores e não avançou no Senado Federal.
Outro ponto de atenção é um projeto que tramita na Câmara dos Deputados e amplia as faixas de enquadramento do Simples Nacional ? regime de tributação simplificado que beneficia micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.
De acordo com o texto, que ainda precisa ser analisado no plenário da Casa, a faixa de faturamento anual para o MEI passaria dos atuais R$ 81 mil para R$ 144,9 mil; já para a microempresa, saltaria de R$ 360 mil para R$ 869,5 mil; e para empresa de pequeno porte subiria de R$ 4,8 milhões para R$ 8,7 milhões.
Cálculos do Comsefaz e da Receita Federal estimam que esse projeto pode gerar uma perda anual de R$ 25,2 bilhões a estados e municípios.
Também há preocupação por parte de alguns gestores com o piso salarial da enfermagem, aprovado no Congresso e suspenso pelo STF, já que o texto não prevê fonte de compensação.
Fonte G1 Brasília