REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Como uma campanha publicitária de chinelos para o Ano Novo virou motivo de discussão política no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A propaganda de fim de ano da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, virou motivo para discussão política nas redes sociais.

Na campanha, a atriz afirma que ?não quer que você comece 2026 com o pé direito?, uma expressão popular comumente associada à sorte. Mas a fala da atriz foi interpretada por políticos e influenciadores alinhados à direita como uma mensagem de cunho político implícito, vista por eles como provocativa e direcionada, em tom de indireta, a esse grupo.

?Desculpas, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar que sorte não depende de você. Depende da sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada. Os dois pés na jaca. Os dois pés onde você quiser ? vai com tudo. De corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa”, disse a atriz no comercial.

Nas redes sociais, apoiadores de direita acusaram a marca de misturar publicidade com ideologia política e de adotar um suposto viés de esquerda. Alguns usuários passaram a defender a substituição das Havaianas por marcas concorrentes.

O vídeo da campanha foi publicado na quinta-feira (18) na conta de Instagram da Havaianas e, até esta segunda, já havia registrado mais de 6 milhões de visualizações. Ele está apenas na aba Reels e não aparece no feed principal do perfil oficial da Havaianas no Instagram, o que gerou questionamentos entre usuários sobre uma eventual retirada do conteúdo.

Procuradas pelo g1, as assessorias de Fernanda Torres e da Havaianas não responderam aos pedidos de comentário até a publicação desta reportagem.

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-5lvak .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, publicou no X (antigo Twitter): ?Havaianas, nem todo mundo agora vai usar? ? fazendo uma alusão ao slogan da marca de sandálias.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) também se manifestou: ?Se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas?.

O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) também criticou a campanha. ?Que vergonha! Em pleno Natal, tempo de união, respeito e reconciliação, a Havaianas escolhe usar o marketing para provocar e dividir, sugerindo ?não começar o ano com o pé direito?. Isso não é criatividade. É um desserviço à sociedade?, escreveu.

Virou meme

Como costuma acontecer no Brasil, a repercussão rapidamente ganhou tom de humor. Nas redes sociais, a situação virou meme, e usuários passaram a compartilhar montagens, piadas e comentários irônicos sobre o episódio. Confira alguns exemplos abaixo.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS