REDES SOCIAIS

25°C

Diogo Jota: polícia da Espanha aponta excesso de velocidade em acidente que matou jogador

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O jogador de futebol português Diogo Jota provavelmente estava em alta velocidade quando seu carro saiu da estrada na Espanha, informou a polícia espanhola nesta terça-feira (7). O acidente, que matou o atacante do Liverpool e da seleção de Portugal e seu irmão, André Silva, chocou o mundo na semana passada.

A Guarda Civil da Espanha suspeita que o excesso de velocidade, combinado ao mau estado de conservação da estrada, tenham originado o acidente que matou o jogador português Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção de Portugal, e o irmão dele, o também jogador André Silva, do Penafiel, segundo informações do jornal espanhol “El País”.

A velocidade máxima permitida na via é de 120 quilômetros por hora. A suspeita, segundo o jornal, é que o pneu do carro em que Jota e seu irmão estavam tenha estourado por uma combinação do possível excesso de velocidade e de falhas na estrada ? moradores locais relataram má conservação no trecho onde houve o acidente.

De acordo com a polícia espanhola, o carro onde os dois estavam, uma Lamborghini, pegou fogo após sair da pista em uma rodovia federal em Zamora, no noroeste da Espanha, nesta quinta-feira (3). Na ultrapassagem, um dos pneus estourou. Jota tinha 28 anos e o irmão, 26.

“Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram”, disse a Guarda Civil.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações oficiais sobre o que causou a explosão do pneu. Em 2022, uma espanhola que trafegava pela via relatou ao g1 que também teve o pneu estourado no mesmo local.

Diogo Jota e André Silva viajavam de carro de Portugal ao Reino Unido. De acordo com a CNN Portugal, a escolha do transporte terrestre foi motivada por uma recomendação médica: Jota havia passado por uma cirurgia pulmonar e foi orientado a não voar.

Segundo um comentarista do canal de notícias português CMTV, horas antes de iniciar a viagem, Diogo teve seu último almoço em família ? ao lado da mulher, Rute, e dos três filhos.

O jogador e Rute fizeram uma festa de casamento há 11 dias. Ela ainda não havia se manifestado sobre a morte do marido até a última atualização desta reportagem.

Já o irmão dele, André, defendeu o Penafiel em 32 partidas na última temporada da segunda divisão portuguesa. Ele conciliava estudos com treinos e tinha acabado de se formar em Gestão.

O vice-prefeito local, Ángel Blanco García, disse que os corpos seriam submetidos a identificação por DNA.

O governo local de Zamora disse que as chamas geradas pelo incêndio no carro dos jogadores chegaram a se propagar pela vegetação local, mas foram controladas por bombeiros que se deslocaram para socorrer as vítimas.

Um vídeo feito no local do acidente mostrou como ficou o carro após o acidente. Veja abaixo.

LEIA MAIS:

Pelas redes sociais, usuários afirmaram que a Lamborghini em que os jogadores estavam era alugada, mas autoridades e parentes também não haviam confirmado a informação até a última atualização desta reportagem.

Fãs do Liverpool se reuniram nesta quinta em frente ao estádio de Anfield, do time inglês, para deixar flores. Também havia faixas no local com a inscrição “Descanse em paz, Jota. YNWA”, em referência ao famoso lema da torcida, acrônimo para “Você nunca andará sozinho”, em português.

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, onde Jota vivia, também lamentou a morte do jogador.

Trajetória do atacante

Nascido na cidade de Massarelos, em Portugal, em 1996, Jota iniciou sua carreira profissional no time português. Depois, passou pelo Porto, antes de deixar o país e ir jogar no Wolverhampton, da Inglaterra.

De lá, foi contratado pelo Liverpool em 2020. No clube, um dos principais da Inglaterra e da Europa, viveu o auge da carreira e conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.

Frequentemente convocado para a seleção portuguesa, Jota conquistou no mês passado a Liga das Nações, em final contra a Espanha decidida nos pênaltis após empate por 2 a 2. O atacante marcou 14 gols em 47 jogos pela seleção portuguesa.

A Federação Portuguesa de Futebol lamentou a morte dos dois atletas. Veja abaixo:

A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.

Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.

A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.

A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.

Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS