O ex-ministro Gilberto Carvalho foi nomeado nesta sexta-feira (10) como secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho.
Um dos fundadores do PT, Carvalho teve a nomeação, que já era aguardada, publicada no “Diário Oficial da União”. O Ministério do Trabalho é comandado por Luiz Marinho (PT-SP).
Chefe de gabinete nos dois mandatos anteriores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Carvalho foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência no governo de Dilma Rousseff e também presidiu o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Na gestão anterior de Lula, Carvalho era considerado um dos auxiliares mais próximos e influentes do presidente. Na campanha de 2022, ele integrou o núcleo político da equipe de Lula.
Por ter chefiado o gabinete de Lula, Carvalho foi denunciado à Justiça junto com o ex-presidente e ministros no âmbito da operação Zelotes.
A acusação era de que o grupo tinha recebido propina para editar uma MP que favorecia o setor automotivo. A Justiça Federal absolveu os denunciados em 2021.
Fonte G1 Brasília