O senador Carlos Fávaro (PSD), atual ministro da Agricultura, informou nesta segunda-feira (22), a retomada do programa Bid Pantanal. Ele prevê investimentos da ordem de U$ 1.2 bilhões para serem usados em ações positivas da agropecuária e do meio ambiente.
A notícia foi dada ao programa Wilson Santos nesta segunda-feira (22), durante a abertura do 2º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, realizado no auditório da Fatec, em Cuiabá.
“Estamos na fase de reavaliação do projeto, afinal de contas faz 20 anos que ele foi criado. Vamos realinhar números e ações para relançar o programa com sustentabilidade e oportunidades sociais”, explicou Fávaro.
O Bid Pantanal também contempla o estado de Mato Grosso do Sul.
“Conversei com a ministra Simone Tebet (MDB) e com o governador do Mato Grosso do Sul. Eles querem fazer um programa de microbacia para conter o assoreamento do rio Taquari”, explicou o ministro.
Fávaro disse que os próximos meses serão de releitura e adequação do programa. O lançamento está previsto para setembro e deve contar com a participação do presidente Lula, na cidade de Poconé (MT).
Bid Pantanal
O Programa Pantanal foi assinado em junho de 2001, e previa investimentos de U$ 400 milhões para sua consecução. Uma parte dos recursos é do Banco Interamericano de Desenvolvimento, outra do governo japonês, mais 25% do Governo Federal e 12% para cada governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Fonte: Isso É Notícia