REDES SOCIAIS

34°C

Governo federal espera reabrir Aeroporto de Porto Alegre até sexta, diz ministro

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou à GloboNews nesta segunda-feira (6) que há expectativa de que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, seja reaberto até sexta (10).

O terminal foi fechado por tempo indeterminado na última sexta-feira (3), em razão das fortes chuvas que atingem o estado há uma semana.

Salas de situação na capital do Rio Grande do Sul e em Brasília monitoram o avanço das águas ? 336 municípios tiveram situação de calamidade pública reconhecida. Até a manhã desta segunda, a Defesa Civil listava 78 mortos e 105 desaparecidos.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Segundo Silvio Costa Filho, as autoridades esperam a água baixar para promover a limpeza do aeroporto e avaliar as condições de reabertura.

O ministro afirmou também que conversa com as companhias aéreas para que os voos sejam deslocados para outros aeroportos do estado ? Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas, por exemplo ? para minimizar cancelamentos.

Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 12 aeroportos.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Histórico

As fortes chuvas no estado começaram na última semana de abril. Ao todo, 332 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 707,1 mil pessoas.

Os meteorologistas explicam que a catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças no clima.

Além das mortes, 105 pessoas estão desaparecidas e 175 feridas. A Defesa Civil registra 134,3 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.

Ao todo, 341 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul tiveram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS