REDES SOCIAIS

30°C

Ibero-Americano de Atletismo tem 90 participantes de Cuiabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

São 45 mulheres e 45 homens que competem em maio no COT/UFMT, Cuiabá

Atletismo Brasil terá 90 atletas (45 no feminino e 45 no masculino) na disputa do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, de 10 a 12 de maio. A competição será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil, por meio do YouTube do Time Brasil.

O Ibero-Americano reúne a cada dois anos países ibero-americanos mais Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Um total de 25 países já se inscreveram e a seleção brasileira foi convocada ao vivo pelo presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos, nesta segunda-feira (15/4), pela TV Atletismo Brasil. “Esta seleção reúne atletas olímpicos, medalhistas em Mundiais e universíades e os que participam de um Ibero pela primeira vez, o que mostra a força de nosso atletismo”, disse Wlamir. “Sejam muito bem-vindos a seleção, chegou a hora de brilhar.”

Será a primeira vez que o Centro Oeste recebe a competição que no Brasil já foi realizada em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição do Ibero-Americano foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP). Wlamir agradeceu ao governador Mauro Mendes pela parceria do Governo do Estado do Mato Grosso e ao secretário de Esportes Jefferson Neves.

“Estamos fazendo esporte em todo o Brasil e é assim que o atletismo cresce”, disse Wlamir, citando na convocação os atletas de Mato Grosso Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenílson-IVL), do Salto em distância, Jânio Marcos Gonçalves Varjão (Barra do Garças), dos 800 m, Wendell Jeronimo Souza (ACORR), dos 5.000 m e 10 km corrida de rua e Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS), do salto triplo, que nasceu em Matupá, foi criado em Peixoto de Azevedo e é radicado em Porto Alegre.

“Um evento com países da América Central e Caribe, do Norte, do Sul, da África e da Europa – Portugal e Espanha, já confirmaram – será uma boa prova de fogo para os brasileiros”, ressaltou Wlamir que convidou o público de Cuiabá para assistir a tudo no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso.

Conheça a seleção brasileira no Ibero-Americano 2024

O campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições. As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS