A deputada estadual e presidente em exercício da Assembleia Legislativa (ALMT), Janaina Riva (MDB), saiu em defesa da intervenção na Saúde de Cuiabá e rasgou elogios à interventora do Estado, Danielle Carmona. À imprensa, a emedebista chegou a garantir que a quantidade de pessoas que a procuravam para reclamar sobre a saúde diminuíram.
“Ela está arrumando a casa, que estava muito bagunçada. A Danielle chega e começa a tomar conhecimento da situação e é uma secretaria maior que muitas cidades, é como se ela fosse uma governadora da Saúde, a quantidade de servidores de Cuiabá é maior que uns 20% dos municípios do Estado e agora ela começa a organizar as coisas aos poucos”, disparou, nesta quarta-feira (24).
Na ocasião, sem mencionar o pedido do Ministério Público (MP-MT) para estender o período de intervenção, Janaina enfatizou que em decorrência da quantidade de trabalho, ‘é impossível’ que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital consiga se reestruturar em 90 dias.
“Exigir dela que em 90 dias ela resolva 100% dos problemas, não vai, mas é nítido o quanto diminuiu a demanda da população de chegar nas unidades de saúde e não ser atendidos ou faltar alguma coisa na cobrança pra gente, quando tá muito ruim, muita gente reclama e quando está bom, poucos elogiam. A gente sente que com a ausência de reclamação o cenário mudou bastante”, disse.
Pedido de prorrogação
Nesta quarta-feira (24), o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) retificou uma petição feita ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para prorrogação da intervenção estadual na Saúde Pública de Cuiabá. No dia 16 deste mês, o magistrado havia pedido a prorrogação do processo por mais 90 dias. Porém, reconsiderou e pediu que a intervenção na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ocorra até o dia 31 de dezembro deste ano.
Fonte: Isso É Notícia