Durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (15), o senador Jayme Campos (UB), defendeu de forma categórica o Projeto de Lei 3.786/2021, de sua autoria, que visa tipificar o crime de narcocídio, que é o assassinato relacionado ao tráfico de drogas. Conforme Jayme, a discussão teve como intuito o combate sistematizado ao tráfico e, consequentemente, aos crimes a ele correlacionados.
Segundo Jayme, as conversas que teve com autoridades da área do judiciário e segurança pública foram as norteadoras da criação do PL 3786/21, destacando que a discussão do tema tem como finalidade a redução ou até mesmo a extinção do narcotráfico no país.
“Lamentavelmente, o narcotráfico aumentou muito aqui no Brasil, e nós temos que ter instrumentos e ferramentas através de leis mais duras e severas para combater essa prática. Hoje, o Brasil tem mais de 30 milhões de dependentes químicos e nós temos que agir no sentido de promover leis fortes e, com isso, reduzir os índices do tráfico, como em outros países, a exemplo da Colômbia, onde o tráfico diminuiu significativamente, de 80 para 30%”, destacou.
Jayme reiterou a importância do Projeto para o país, principalmente, em Mato Grosso, que tem uma extensa faixa de território, com mais de 700 Km de fronteira seca com a Bolívia, principal produtor da cocaína que entra no país.
“Mesmo com a atuação intensiva do Poder Público, através das Forças de Segurança, é quase que impossível combater o tráfico [na fronteira]. Infelizmente, Mato Grosso hoje se tornou um ‘corredor’ do narco, por onde passam drogas para os grandes centros e até mesmo para o mercado internacional”, lamentou.
O senador pontuou que o debate do projeto com autoridades da segurança pública, judiciário e membros da sociedade civil é importante para o aprimoramento das leis brasileiras, enfatizando que acredita na aprovação do Projeto de Lei tanto no Senado quanto na Câmara Federal, em Brasília.
“Esse projeto [3786/2021] vai reforçar as leis existentes e, sobretudo, eu tenho a certeza absoluta de que o Governo Federal vai assumir o combate ao tráfico de forma rigorosa e, com isso, buscaremos novas perspectivas, sobretudo para os jovens, que acabam indo para esse descaminho [das drogas]”, concluiu.
Fonte: Isso É Notícia