REDES SOCIAIS

33°C

Juca renuncia cargo na Câmara para assumir cadeira na AL

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

O vereador por Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB) renunciou nesta terça-feira (31), seu cargo na Câmara Municipal para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa (ALMT). Representando a renovação na Casa Legislativa, o emedebista foi eleito com 20.723 votos no pleito de 2022.

O parlamentar tinha até o prazo de hoje para deixar sua cadeira no município, caso contrário, ocorreria ‘acúmulo de cargo’, prática que é proibida perante a legislação.

Com a saída de Juca, quem assume a vaga é o suplente Rogério Varanda (MDB).

Apesar de ter renunciado o cargo, Juca chegou a ingressar com um pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar suspender a perda de seu mandato na Câmara de Cuiabá até que fosse definido se ele irá ficar ou não com a vaga de deputado estadual.

O pedido em questão, foi negado no dia 3 de janeiro pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes.

Cargo em risco

Sem conseguir se reeleger devido ao quociente eleitoral, o deputado estadual Delegado Claudinei (PL), reivindica judicialmente o descongelamento dos 7.260 votos e a validação do registro de candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello (PL).

Isso porque, o ex-prefeito disputou a vaga sub judice, e teve seus votos ‘congelados’, ocasionando a reeleição de apenas dois deputados do PL na Assembleia, sendo eles: Elizeu Nascimento e Gilberto Cattani.

Caso à Corte Eleitoral aceite o pedido de Claudinei e os votos de Gilberto Mello, sejam descongelados, o PL poderá atingir 12.444 “votos de sobra”, contra 1.599 votos do MDB, partido de Juca.

Com isso, o Delegado poderia assumir a vaga que atualmente pertence ao emedebista.

Votos recebidos

Durante as eleições de 2022, Claudinei recebeu 21.317 votos e Juca 20.723.

Juca renuncia cargo

 

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS