Conforme a agenda do presidente, o embarque, na Base Aérea de Salvador, era previsto para as 8h.
Lula estava desde a última sexta-feira (17) no litoral da Bahia, onde passava o feriado de Carnaval.
Neste domingo (19), em uma rede social, ele informou que viajaria a São Paulo para acompanhar os trabalhos de enfretamento à tragédia provocada pelo temporal deste fim de semana. Pelo menos, 35 pessoas morreram em São Sebastião e uma em Ubatuba.
Segundo informou a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).
A previsão é de que Lula desembarque em São José dos Campos por volta das 10h. De lá, ele parte para sobrevoo pelas regiões afetadas.
Conforme a agenda presidencial, às 12h, em São Sebastião, o petista fará uma declaração à imprensa e anúncios de ações emergenciais para a população atingida. Ministros vão acompanhar Lula na visita ao litoral paulista.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O governo federal já anunciou o envio de agentes da Defesa Civil Nacional para ajudar na assistência das vítimas e no apoio às áreas afetadas.
Além disso, reconheceu a situação de calamidade na cidade de São Sebastião, medida que facilita o envio de verbas e suporte federais para o local.
O ministros dos Portos e Aeroportos, Márcio França, informou neste domingo que vai liberar R$ 2 milhões para ações em cidade atingidas por temporais em São Paulo. Os recursos, segundo o ministro, sairão da Autoridade Portuária de Santos, a administradora do Porto de Santos, uma estatal federal
Lula disse que conversou por telefone com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB).
Fonte G1 Brasília