.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-1vd1b .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) prorrogou para 14 de abril o prazo para a conclusão da sindicância aberta para investigar o ministro Marco Buzzi, alvo de denúncias de importunação sexual. Buzzi nega as acusações.
Em fevereiro, por unanimidade, o STJ decidiu afastar Buzzi do cargo enquanto durar a apuração. O ministro está, inclusive, impedido de entrar nas dependências do tribunal.
Uma reunião para analisar a apuração feita pela sindicância estava prevista para a próxima terça-feira (10), mas foi remarcada para o dia 14 de abril, às 16h30.
A sindicância pode recomendar a abertura de um processo administrativo contra o ministro. Uma eventual punição pode chegar a aposentadoria compulsória.
Segundo ministros, a prorrogação vai permitir que a sindicância aprofunde as apurações, com análise detalhada e tomada de depoimentos.
Nos bastidores, ministros do STJ avaliam que uma alternativa para Buzzi seria pedir a aposentadoria, mas isso precisaria ser feito antes da abertura do PAD. E dizem que é importante o STJ resolver a questão para sinalizar que o tribunal é capaz de “cortar na própria carne” quando necessário.
Ao comunicar o afastamento do ministro, o STJ afirmou que a medida é “cautelar, temporário e excepcional. Neste período, o ministro ficará impedido de utilizar seu local de trabalho, veículo oficial e demais prerrogativas inerentes ao exercício da função?.
Denúncias em apuração
Buzzi é alvo de ao menos duas denúncias de importunação sexual.
- A primeira é de uma jovem de 18 anos que passou as férias de janeiro com a família na casa do ministro em Santa Catarina.
- A segunda denúncia é de uma mulher que trabalhou no gabinete dele. O caso teria ocorrido em 2023.
As duas denúncias foram feitas ao Conselho Nacional de Justiça e relatadas ao STJ. O material reunido pelo CNJ nas apurações está sendo compartilhado com o STJ.
A defesa de Buzzi nega as acusações e já apresentou defesa escrita alegando inocência. Os advogados sustentam que não há provas das acusações.
STJ decide afastar ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-fb96a .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Fonte G1 Brasília