O governo da Bolívia solicitou ao Brasil apoio para o combate aos incêndios florestais que se alastram pelo Pantanal nos dois países. O pedido de ajuda foi enviado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e é avaliado pelo Itamaraty, conforme nota que o g1 teve acesso.
O pedido da Bolívia consiste no envio de aeronaves para “ataques aéreos a focos de incêndio e para transporte pessoal e de carga”. O governo boliviano também pediu o envio de brigadistas ou bombeiros militares para o controle das chamas em terra.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Itamaraty, avalia o pedido de ajuda que já foi formulado. O governo brasileiro não informou quando e se vai atender à solicitação do país vizinho. Leia a nota do Itamaraty na íntegra mais abaixo.
??O fogo consome o bioma há mais de três meses. Mais 1,5 milhão de hectares foram destruídos pelas chamas, o que deixa um rastro de devastação ambiental e morte de animais. Para se ter uma dimensão, a área completamente destruída representa quase 10% de todo o território pantaneiro no Brasil.
Na última semana, a chegada de uma frente fria zerou os incêndios no Pantanal. Entretanto, especialistas alertam para o fogo subterrâneo, chamado de turfa. Brigadistas e bombeiros seguem em atenção ao combate no bioma.
Fogo na fronteira entre Brasil e Bolívia
Nota do Itamaraty
Leia a nota do Itamaraty na íntegra abaixo:
“O governo da Bolívia solicitou ao Brasil apoio para o combate a incêndios florestais. O pedido, enviado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), consiste no envio de aeronaves de dois tipos – para ataques aéreos a focos de incêndio e para transporte pessoal e de carga -, além de envio de brigadistas e/ou bombeiros militares. O governo brasileiro avalia, juntamente com o governo boliviano, o pedido de ajuda formulado pelo país vizinho”.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Fonte G1 Brasília