REDES SOCIAIS

26°C

PF recupera, em Londres, livro de 1823 furtado de museu no Pará há 16 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Policiais federais brasileiros recuperaram nesta quarta-feira (1º) em Londres, na Inglaterra, um livro publicado em 1823 que tinha sido furtado em 2008 do museu Emílio Goeldi, em Belém (PA).

A PF não deu detalhes de como exatamente o livro foi encontrado e recuperado. Informou apenas que contou com a cooperação da Polícia Metropolitana de Londres para chegar até a obra.

De autoria do alemão Johann Baptist von Spix, o livro ?Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae? é uma coletânea sobre a fauna e a flora brasileiras, especialmente macacos.

Ele foi um dos livros históricos furtados em 2008 do museu paraense. Segundo a PF, a investigação levou à denúncia, em 2011, de três servidores do museu por peculato culposo.

Antes deste, a PF já havia recuperado outros dois livros. Um deles foi encontrado na Argentina, em dezembro de 2023. O outro foi localizado em Londres, em março deste ano.

No último dia 23, Dia do Livro, o museu Emílio Goeldi informou que havia resgatado outro livro, também sumido no furto de 2008: a obra “Delectus Florae et Faunae Brasiliensis“, de Johann Christian Mikan.

Veja abaixo imagens de páginas do livro recuperado nesta quarta:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS