REDES SOCIAIS

28°C

Por conciliação, interlocutores de ministros no Congresso pregam que palavra final sobre cassação seja do Legislativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Em nome de uma conciliação com o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria deixar a palavra final sobre a cassação do mandato do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) com o Legislativo. A recomendação é de interlocutores dentro do Congresso de ministros da Suprema Corte, que alertam para o clima negativo dentro do parlamento em relação ao STF.

Esses interlocutores de ministros do tribunal avaliam que, atualmente, o Supremo estaria isolado no embate com o Executivo e precisa criar pontes para uma conciliação pelo menos com o Legislativo. Afinal, acreditam que, em relação ao Executivo, não há sinais de que o presidente Jair Bolsonaro queira uma trégua com o STF.

Ao condenar o deputado Daniel Silveira por 10 a 1, no processo dos atos antidemocráticos, o STF aplicou uma pena de prisão de oito anos e noves meses, perda dos direitos políticos e cassação do mandato. No entendimento de alguns ministros, a cassação seria automática, sem necessidade de passar pela Câmara dos Deputados.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Nos últimos dias, porém, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fizeram questão de defender, de forma enfática, que é o Legislativo quem deve dar a palavra final sobre a cassação de um mandato de um parlamentar, não o STF. Lira, inclusive, apresentou recurso no tribunal defendendo esse entendimento.

?Esse seria o melhor caminho para acabar com essa tensão pelo menos entre Supremo e Congresso. Que os ministros deixem com o Legislativo a palavra final sobre a cassação de mandato de um parlamentar?, disse ao blog um líder partidário, que tem interlocução direta com ministros do STF.

Já no caso de Bolsonaro, a ordem no Palácio do Planalto é para não baixar o tom do embate com o STF. Afinal, o decreto presidencial que perdoou o deputado Daniel Silveira mobilizou os apoiadores de Bolsonaro e teve repercussão positiva inclusive entre militares da ativa, que costumam fazer ressalvas ao discurso autoritário do presidente.

VÍDEOS: veja mais notícias de política

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS