REDES SOCIAIS

16°C

UFMT participa de conferência sobre internacionalização

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Evento em São Paulo discute novas perspectivas para a área

Com objetivo de qualificar ainda mais a internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o reitor Evandro Soares da Silva, e coordenadora Línguas Aplicadas à Internacionalização, docente Caroline Oliveira,  participaram nesta semana de conferência realizada pela  Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). O evento aconteceu em São Paulo, e teve como tema “Inviting for a New Journey” (Convidando para uma nova jornada).

Considerado o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior, a Faubai Conference reúne todos os anos mais de 600 participantes oriundos de diversas partes do mundo. 

Para o reitor da UFMT, essa é uma oportunidade única para os reitores e reitorados pensarem nessa área nas instituições. “Discutir os atuais e futuros programas de internacionalização e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil é inspirador e motivador. Participar desse diálogo construtivo com líderes acadêmicos é uma experiência enriquecedora que evidencia o compromisso coletivo com o avanço da educação e da pesquisa no país”, destacou.

A coordenadora Línguas Aplicadas à Internacionalização da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), apresentou o trabalho de criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Agrícola da UFMT. “É um momento de troca de experiências, de troca de contatos, conhecer novas perspectivas e oportunidades de internacionalizar a instituição, seja por meio dos parceiros, já em  andamento ou estabeleceu novas perspectivas”, ressaltou.

Ainda durante o evento, a coordenadora da Secri,  o reitor da UFMT , a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), docente Analy Castilho, e o secretário de Relações Internacionais da UFR,  Jofran Luiz de Oliveira, estiveram reunidos com representantes da Embaixada dos Estados Unidos (EUA),  Education USA. Na oportunidade, conversaram sobre eventual missão do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat) juntos às Universidades de Iowa e Nebraska, além de visita a uma feira agropecuária, que acontece também nos Estados Unidos. Atividade prevista para o mês de agosto deste ano.

O projeto Cursos do Centro Chinês foi idealizado a partir da criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Agrícola, em junho de 2023. O Centro é fruto de uma parceria entre a UFMT e a SCAU – South China Agricultural University. Saiba mais sobre outras ações de internacionalização na página e instagram da Secri.

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS