window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Para o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, a autonomia do Banco Central, lei que foi estabelecida durante a pandemia de Covid, em fevereiro de 2021, foi um assalto.
O tema é debatido no Congresso desde 1991, e o projeto aprovado entrou na lista de pautas prioritárias do governo, entregue pelo presidente Jair Bolsonaro aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
?O país inteiro comovido com isso [pandemia de Covid], vem o Lira, todo mundo sabe quem é ? eu, pelo menos, sei bastante quem é o Lira. E [ele] passa, no Congresso Nacional, em plena pandemia, sem discussão de ninguém, numa votação virtual, em que nem a seriedade do voto pode ser apurada, uma autonomia do Banco Central. Isso foi o que aconteceu no nosso país, isso foi um assalto. Eu vou pra lá pra corrigir isso, se não, elejam outro.?
O pedetista deu a declaração nesta segunda-feira (13), na primeira da série de entrevistas comandada por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast ?O Assunto?, com pré-candidatos à Presidência da República. A conversa foi transmitida ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo.
Próximos entrevistados
Os próximos entrevistados serão Simone Tebet (MDB), em 20 de junho, às 15h; e André Janones (Avante), em 11 de julho, também às 15h. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também foram convidados, mas não confirmaram presença até 3 de junho, prazo estipulado em reunião de 31 de maio com representantes dos partidos na qual foram informadas regras e datas para a realização da série.
Todas as entrevistas ficarão disponíveis na íntegra, em vídeo e em áudio, como episódio especial de “O Assunto”. O g1 convidou para as entrevistas os cinco primeiros colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 26 de maio.
Fonte G1 Brasília