REDES SOCIAIS

19°C

CPI dos Atos Golpistas tem bate-boca entre oposicionistas antes mesmo de eleger comando; vídeo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Aliados na oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos do Val (Podemos-ES) protagonizaram um bate-boca logo na abertura dos trabalhos da CPI dos Atos Golpistas, nesta quinta-feira (25), antes mesmo da eleição de quem comandará a comissão.

Girão usava o microfone para reclamar que o governo Lula estaria “dominando” a comissão proposta inicialmente pela oposição. Mas foi interrompido por Do Val, que começou a gritar fora do microfone: “Então, não compactue com isso. Não compactue com isso”, repetiu.

A interrupção foi repreendida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) ? que, por ser o parlamentar mais velho dentre os indicados, tem a missão de comandar a primeira sessão da CPI. Alencar já tinha desempenhado, inclusive, o mesmo papel na CPI da Covid no Senado, em 2021.

Sentado à primeira fila da comissão, no entanto, Marcos do Val continuou rebatendo Girão e Alencar fora do microfone ? o que levou governistas e oposicionistas a também se manifestarem, dando início ao tumulto.

Em dado momento, o próprio Otto Alencar se irritou e repreendeu Do Val, dizendo que a comissão “não era uma delegacia de polícia”. O senador do Espírito Santo se apresenta como “ex-instrutor da SWAT”.

“Vossa Excelência está sendo antiético, interrompendo seu colega. Eu sei da sua procedência da polícia, mas aqui é Senado, não é delegacia de polícia. Vossa Excelência se mantenha calado. Aqui é Senado Federal, se comporte como senador”, disse Alencar.

Na presidência provisória da CPI, Otto Alencar lembrou ainda aos senadores que a sessão desta quinta era “preparatória”, voltada a eleger presidente, vice e relator da comissão. E que, por isso, não aceitaria debates sobre os atos golpistas em si, que serão tratados nas próximas reuniões.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS