REDES SOCIAIS

27°C

Decisão da Câmara de não cassar Zambelli é ilegal e pode ser revogada, avaliam ministros do STF

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-3fcao .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

A decisão da Câmara dos Deputados de não cassar o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) é ilegal e pode ser revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação é de ministros do STF ouvidos pelo blog.

Segundo esses ministros, como a deputada foi condenada à prisão em regime fechado ela não tem como cumprir seu mandato e seu mandato precisa ser cassado. Cabendo à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados somente cumprir a decisão do STF.

“Ela não pode exercer seu mandato, é diferente de um parlamentar que cumpre pena em regime semiaberto, que pode ir votar durante o dia e voltar para a prisão à noite. A Câmara tinha de simplesmente declarar a perda de mandato, não tinha de passar pelo plenário”, disse um ministro do STF.

Outro ministro afirmou que o melhor caminho seria um recuo por parte da Câmara. “O ideal é que eles corrigissem o erro para evitar um novo embate entre Câmara e STF”, afirmou esse ministro.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), vai entrar ainda hoje com um mandado de segurança pedindo que o STF revogue a decisão da Câmara de não cassar o mandato de Carla Zambelli.

Esse recurso pode ser o caminho para a revogação do resultado da votação.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS