A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que retirou tarifas de 40% de alguns produtos brasileiros nesta quinta-feira (20) menciona a conversa que teve por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro deste ano e afirma que houve um “progresso inicial nas negociações com o governo do Brasil”.
A lista inclui carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. A ordem é válida para produtos que entraram nos Estados Unidos a partir de 13 de novembro. Um auxiliar de Lula classificou a nova decisão como “uma boa notícia e um passo na direção certa”.
Na ordem publicada pela Casa Branca, Trump afirmou que na conversa telefônica que teve com Lula, em 6 de outubro deste ano, os dois líderes concordaram “em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas na Ordem Executiva 14323”.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-cla0i .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Trump afirmou que essas negociações estão em andamento. O presidente norte-americano disse que também recebeu informações e recomendações adicionais de funcionários que opinaram:
“Certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional ‘ad valorem’ imposta pelo decreto porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o governo do Brasil”, diz o documento.
? Esta reportagem está em atualização.
Fonte G1 Brasília